Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | REAL JUNIOR, MAURO MARCELO FURTADO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JOSE ANTONIO CORDERO DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-03T19:15:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-03T19:15:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto mauro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722161 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo objetivou avaliar a utilização das metodologias ativas empregadas como estratégia em saúde mental na prática do médico egresso, especificamente identificar as principais deficiências práticas dos profissionais em saúde mental, descrever o perfil sócio demográfico dos médicos e elaborar um manual com orientações técnicas para abordagem em pacientes com transtornos mentais. O estudo caracteriza-se como quantitativo, transversal, exploratório e descritivo. Foi realizado na região de Saúde Metropolitana I, constituída dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara; a população-alvo foram médicos egressos que trabalham na Saúde da Família, ligadas ao Centro de Saúde Escola, da Faculdade de Medicina (UEPA). Participaram médicos egressos de ambos os gêneros e registrados no conselho regional de medicina do estado do Pará; vinculados às equipes da ESF, e excluídos médicos de ambos os gêneros que não estejam registrados no conselho regional de medicina. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, validado, adaptado e anexado com o termo de consentimento livre e esclarecido e enviado online aos egressos. Os resultados obtidos, mostram nas características sociodemográficas, a maior fixação de egressos na capital Belém, distribuição proporcional entre sexos, a maior parte solteiros e bom nível de qualificação profissional. Apesar de conhecerem as metodologias ativas e reconhecerem a contribuição na pratica, não se sentem seguros em receber pacientes com transtornos mentais. Portanto, as atividades de educação devem enfatizar, práticas de intervenção, envolvendo questões de saúde mental que por meio da Aprendizagem por Problematização (APB) possa auxiliar o egresso nas dificuldades durante o acolhimento do paciente com transtorno mental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.887 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Médico egresso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia de Saúde da Família | pt_BR |
Título: dc.title | CAPACITAÇÃO EM METODOLOGIA ATIVA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE MENTAL: CONHECIMENTO DE MÉDICOS EGRESSOS QUE ATUAM NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto mauro.pdf | 5,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722161/2/produto mauro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons