DESENVOLVIMENTO DE UMA MÍDIA AUDIOVISUAL COMO RECURSO DE ENSINO EM PROJETOS DE PRODUTOS PARA ÁREA DA SAÚDE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, JULIO CESAR DA ROCHA-
Autor(es): dc.contributor.authorNORMANDO, VALERIA MARQUES FERREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-03T20:23:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-03T20:23:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
identificador: dc.identifier.otherproduto juliopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722147-
Resumo: dc.description.abstractAs demandas sociais e os avanços científicos têm impulsionado a incorporação de novas tecnologias na área da saúde, enfatizando a necessidade de incremento no processo de formação profissional. O objetivo do estudo foi desenvolver e validar uma mídia audiovisual como recurso no processo de ensino na criação de projetos tecnológicos para área da saúde. Trata-se de um estudo de desenvolvimento de tecnologia educacional, abrangendo etapas de estudos pré-produção, produção e validação de um produto educacional. Ocorreu no âmbito do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará e contou como participantes da pesquisa com estudantes do 3º e 4º ano do curso de Fisioterapia e com profissionais da área de ensino em saúde, atuando como juízes especialistas. Como resultado, observou se a presença de lacunas de conteúdos nas unidades curriculares analisadas, em especial nos temas de inovação, apresentação gráfica e estética de projetos. No estudo de revisão foram levantados conceitos, atributos e etapas de projeto de produtos. O estudo exploratório-descritivo demonstrou necessidade de aprimoramento nas competências relacionadas à concepção criativa de projetos e formas de representação. Os resultados dos estudos iniciais embasaram a composição do roteiro do vídeo. Na concepção do vídeo educacional foram analisados estilos estéticos, e elementos iconográficos utilizadas no vídeo educacional. No processo de validação de conteúdo e validação semântica do vídeo educacional, obtiveram-se Índice de Validação de Conteúdo de 86% e Índice de Validação de Semântica de 97%, sendo considerado válido e adequado ao uso como recurso de ensino na criação de projetos de produtos em saúde. Os processos de estudos, produção e validação do vídeo educacional demonstraram a aplicabilidade da mídia educacional em atividades de desenvolvimento de produtos no ensino em saúde.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.852 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjetopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia de Produtospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúdept_BR
Título: dc.titleDESENVOLVIMENTO DE UMA MÍDIA AUDIOVISUAL COMO RECURSO DE ENSINO EM PROJETOS DE PRODUTOS PARA ÁREA DA SAÚDEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPApt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons