AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE DOCENTES EM APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES: ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALBUQUERQUE, MARIO ROBERTO TAVARES CARDOSO DE-
Autor(es): dc.contributor.authorNARA MACEDO, NARA MACEDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-03T20:16:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-03T20:16:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
identificador: dc.identifier.otherproduto mariopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722146-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: a Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) tem se mostrado uma ferramenta pedagógica promissora nas mais diversas realidades ao redor do mundo, estimulando o autoaprendizado do aluno e potencializando a habilidade de trabalhar em equipe. Contudo são escassos estudos que envolvam a qualificação de docentes para a prática dessas atividades. Objetivos: avaliar o conhecimento prévio de docentes do curso de medicina de uma instituição privada de ensino superior de Belém/PA acerca da metodologia da ABE, além de elaborar e aplicar um modelo de oficinas para qualificação docente sobre essa estratégia educacional. Metodologia: tratou-se de uma pesquisa em dois tempos. Sendo o primeiro um estudo de natureza quantitativa, transversal e descritivo por meio de questionário próprio dos autores para avaliar o conhecimento prévio dos docentes acerca da metodologia da ABE. Posteriormente foi realizada uma pesquisa-ação intervencionista, que supõe intervenção participativa na realidade social estudada, de abordagem longitudinal e prospectiva, por meio de oficinas de qualificação docente. Ao final foram comparados os resultados dos testes aplicados aos docentes pré e pós-oficinas para avaliar a satisfação e efetividades das oficinas propostas. Resultados: os resultados do teste pré e pós-oficinas demonstraram que a taxa de acertos quanto ao número de etapas da metodologia subiu de 15,62% para 96,9%. Em relação a quais são as etapas da ABE, os acertos subiram de 3,12% para 87,5%. E no que tange o tempo destinado para cada etapa, as respostas corretas subiram de 3,12% para 68,7%. Ressalta-se ainda que 96,9% dos entrevistados referiram compreender os benefícios da ABE após as oficinas realizadas e, destes, 53,12% não compreendiam anteriormente. O que permite afirmar que as oficinas além de qualificarem os docentes, também foram capazes de sensibilizá-los quanto aos benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: os resultados obtidos apontam para o sucesso das oficinas, permitindo assim que os participantes possam aplicar essa estratégia de ensino com maior segurança e assertividade em suas rotinas diárias. Constatando-se assim que a tecnologia educacional desenvolvida é uma ferramenta válida para implementação no desenvolvimento docente de outras instituições de ensino que desejem implementá-la em suas matrizes curriculares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.601 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectautoaprendizagem como assuntopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação médicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdocentes de medicinapt_BR
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE DOCENTES EM APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES: ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPApt_BR
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