
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, MARIO ROBERTO TAVARES CARDOSO DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | NARA MACEDO, NARA MACEDO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-03T20:16:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-03T20:16:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | produto mario | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722146 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Introdução: a Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) tem se mostrado uma ferramenta pedagógica promissora nas mais diversas realidades ao redor do mundo, estimulando o autoaprendizado do aluno e potencializando a habilidade de trabalhar em equipe. Contudo são escassos estudos que envolvam a qualificação de docentes para a prática dessas atividades. Objetivos: avaliar o conhecimento prévio de docentes do curso de medicina de uma instituição privada de ensino superior de Belém/PA acerca da metodologia da ABE, além de elaborar e aplicar um modelo de oficinas para qualificação docente sobre essa estratégia educacional. Metodologia: tratou-se de uma pesquisa em dois tempos. Sendo o primeiro um estudo de natureza quantitativa, transversal e descritivo por meio de questionário próprio dos autores para avaliar o conhecimento prévio dos docentes acerca da metodologia da ABE. Posteriormente foi realizada uma pesquisa-ação intervencionista, que supõe intervenção participativa na realidade social estudada, de abordagem longitudinal e prospectiva, por meio de oficinas de qualificação docente. Ao final foram comparados os resultados dos testes aplicados aos docentes pré e pós-oficinas para avaliar a satisfação e efetividades das oficinas propostas. Resultados: os resultados do teste pré e pós-oficinas demonstraram que a taxa de acertos quanto ao número de etapas da metodologia subiu de 15,62% para 96,9%. Em relação a quais são as etapas da ABE, os acertos subiram de 3,12% para 87,5%. E no que tange o tempo destinado para cada etapa, as respostas corretas subiram de 3,12% para 68,7%. Ressalta-se ainda que 96,9% dos entrevistados referiram compreender os benefícios da ABE após as oficinas realizadas e, destes, 53,12% não compreendiam anteriormente. O que permite afirmar que as oficinas além de qualificarem os docentes, também foram capazes de sensibilizá-los quanto aos benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: os resultados obtidos apontam para o sucesso das oficinas, permitindo assim que os participantes possam aplicar essa estratégia de ensino com maior segurança e assertividade em suas rotinas diárias. Constatando-se assim que a tecnologia educacional desenvolvida é uma ferramenta válida para implementação no desenvolvimento docente de outras instituições de ensino que desejem implementá-la em suas matrizes curriculares. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.601 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | autoaprendizagem como assunto | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | educação médica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | docentes de medicina | pt_BR |
| Título: dc.title | AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE DOCENTES EM APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES: ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| produto mario.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722146/1/produto mario.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons