A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE AOS ALUNOS QUE APRESENTAM TRANSTORNOS MENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, VIRVALENE COSTA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorROBSON JOSE DE SOUZA DOMINGUES, ROBSON JOSE DE SOUZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-03T20:11:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-03T20:11:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
identificador: dc.identifier.otherproduto virvalenept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722144-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: Os transtornos mentais são crescentes no Brasil, afetando milhares de jovens na educação básica. Isto exige profissionais habilitados para lidar no atendimento desses alunos, entretanto, ainda temos pouca literatura demonstrando a formação e a atuação do professor de educação física (PEF)na melhoria da saúde de alunos que manifestam esses transtornos. Este estudo investigou como o PEF atua com alunos que apresentam Transtornos Mentais (TM) na Educação Básica, identificando as dificuldades e as potencialidades práticas que o PEF possui para trabalhar com alunos que apresentam transtornos na saúde mental, conhecendo o preparo adquirido pelo PEF na sua formação sobre saúde mental na graduação e esclarecendo as deficiências (ou não) na formação. Método: Estudo exploratório, qualitativo utilizando-se de questionário sociocultural e entrevista semiestruturada. Foram entrevistados 20 PEF da rede pública municipal e estadual da cidade de Conceição do Araguaia, PA. As entrevistas foram gravadas e transcritas, os dados foram processados através da análise de conteúdo e análise lexical com auxílio do software ALCESTE, versão 2015. Resultados: Foram identificadas cinco classes semânticas, onde ficou evidenciado que: a maioria não teve preparação acadêmica para trabalhar com alunos com TM; as atividades físicas são importantes para melhoria da saúde e da qualidade de vida dos alunos; falta conhecimento técnico para identificar as manifestações dos transtornos mentais; as práticas de cultura corporal de movimento trazem melhorias para os alunos com TM; há preocupação dos PEF quanto a inclusão destes alunos nas aulas. Conclusão: Os resultados obtidos demonstram que há necessidade de melhorar a formação do PEF, inserindo conhecimentos sobre os transtornos mentais na graduação e qualificando aqueles que já estão atuando.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent960 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno Mentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada de Professorespt_BR
Título: dc.titleA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE AOS ALUNOS QUE APRESENTAM TRANSTORNOS MENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPApt_BR
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