Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, VIRVALENE COSTA DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROBSON JOSE DE SOUZA DOMINGUES, ROBSON JOSE DE SOUZA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-03T20:11:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-03T20:11:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto virvalene | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722144 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Introdução: Os transtornos mentais são crescentes no Brasil, afetando milhares de jovens na educação básica. Isto exige profissionais habilitados para lidar no atendimento desses alunos, entretanto, ainda temos pouca literatura demonstrando a formação e a atuação do professor de educação física (PEF)na melhoria da saúde de alunos que manifestam esses transtornos. Este estudo investigou como o PEF atua com alunos que apresentam Transtornos Mentais (TM) na Educação Básica, identificando as dificuldades e as potencialidades práticas que o PEF possui para trabalhar com alunos que apresentam transtornos na saúde mental, conhecendo o preparo adquirido pelo PEF na sua formação sobre saúde mental na graduação e esclarecendo as deficiências (ou não) na formação. Método: Estudo exploratório, qualitativo utilizando-se de questionário sociocultural e entrevista semiestruturada. Foram entrevistados 20 PEF da rede pública municipal e estadual da cidade de Conceição do Araguaia, PA. As entrevistas foram gravadas e transcritas, os dados foram processados através da análise de conteúdo e análise lexical com auxílio do software ALCESTE, versão 2015. Resultados: Foram identificadas cinco classes semânticas, onde ficou evidenciado que: a maioria não teve preparação acadêmica para trabalhar com alunos com TM; as atividades físicas são importantes para melhoria da saúde e da qualidade de vida dos alunos; falta conhecimento técnico para identificar as manifestações dos transtornos mentais; as práticas de cultura corporal de movimento trazem melhorias para os alunos com TM; há preocupação dos PEF quanto a inclusão destes alunos nas aulas. Conclusão: Os resultados obtidos demonstram que há necessidade de melhorar a formação do PEF, inserindo conhecimentos sobre os transtornos mentais na graduação e qualificando aqueles que já estão atuando. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 960 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno Mental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada de Professores | pt_BR |
Título: dc.title | A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE AOS ALUNOS QUE APRESENTAM TRANSTORNOS MENTAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto virvalene.pdf | 959,46 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722144/2/produto virvalene.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons