Educação Permanente em Enfermagem no Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Tucuruí – PA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorREIS, DANIELE LIMA DOS ANJOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-03T20:00:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-03T20:00:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
identificador: dc.identifier.otherproduto danielept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722142-
Resumo: dc.description.abstractAs atividades de Educação Permanente são medidas capazes de transformar as práticas educativas. O desenvolvimento dessas ações exige a adoção de metodologias ativas de aprendizagem que considerem a articulação entre teoria e prática, a problematização da realidade e a participação ativa dos profissionais envolvidos; o que pode ser mediado pela incorporação de Tecnologias Educacionais (TE). Dessa forma, a Educação Permanente para os profissionais da enfermagem deve ser considerada como ação fundamental para a melhoria da prática assistencial. O objetivo geral deste estudo foi apresentar estratégias de capacitação voltadas ao processo de Educação Permanente em Saúde (EPS) para a equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Tucuruí-PA (HRT). Optou-se por um estudo de abordagem quantitativa, caráter descritivo, delineamento prospectivo, do tipo transversal, aplicado no Centro Cirúrgico do HRT. Participaram do estudo 33 profissionais de enfermagem, sendo 11 enfermeiros e 22 técnicos de enfermagem. A coleta de dados ocorreu entre os meses de maio e agosto de 2019, por meio da aplicação de um questionário contendo 16 questões, distribuídas em 04 blocos. Os resultados permitiram caracterizar a amostra quanto ao perfil profissional; as atividades de Educação Permanente praticadas; as possibilidades para implementação de ações de Educação Permanente no setor e o levantamento das necessidades de aprendizagem dos profissionais de enfermagem, considerando as problemáticas vivenciados no cotidiano laboral. Ademais, apresentou-se uma proposta de planejamento de ações de EPS para o Centro Cirúrgico, o que suscitou a necessidade de elaboração de uma TE do tipo Manual de Orientações para auxiliar no planejamento e execução de ações educacionais aos profissionais que atuam no Centro Cirúrgico, com ênfase na equipe de enfermagem, estimulando o pensamento crítico-reflexivo e fortalecendo o papel da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde para a melhoria dos serviços prestados. Assim, conclui-se que os objetivos propostos por esta pesquisa foram alcançados satisfatoriamente, uma vez que o público-alvo desta se beneficiarão com a implementação das ações propostas nesta obra, servindo como ferramenta para auxiliar no processo ensino-aprendizagem e nas pesquisas científicas relacionadas ao conhecimento sobre o tema de estudo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.063 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectologia Educacionalpt_BR
Título: dc.titleEducação Permanente em Enfermagem no Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Tucuruí – PApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPApt_BR
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