Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | REIS, DANIELE LIMA DOS ANJOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-03T20:00:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-03T20:00:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto daniele | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722142 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As atividades de Educação Permanente são medidas capazes de transformar as práticas educativas. O desenvolvimento dessas ações exige a adoção de metodologias ativas de aprendizagem que considerem a articulação entre teoria e prática, a problematização da realidade e a participação ativa dos profissionais envolvidos; o que pode ser mediado pela incorporação de Tecnologias Educacionais (TE). Dessa forma, a Educação Permanente para os profissionais da enfermagem deve ser considerada como ação fundamental para a melhoria da prática assistencial. O objetivo geral deste estudo foi apresentar estratégias de capacitação voltadas ao processo de Educação Permanente em Saúde (EPS) para a equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Tucuruí-PA (HRT). Optou-se por um estudo de abordagem quantitativa, caráter descritivo, delineamento prospectivo, do tipo transversal, aplicado no Centro Cirúrgico do HRT. Participaram do estudo 33 profissionais de enfermagem, sendo 11 enfermeiros e 22 técnicos de enfermagem. A coleta de dados ocorreu entre os meses de maio e agosto de 2019, por meio da aplicação de um questionário contendo 16 questões, distribuídas em 04 blocos. Os resultados permitiram caracterizar a amostra quanto ao perfil profissional; as atividades de Educação Permanente praticadas; as possibilidades para implementação de ações de Educação Permanente no setor e o levantamento das necessidades de aprendizagem dos profissionais de enfermagem, considerando as problemáticas vivenciados no cotidiano laboral. Ademais, apresentou-se uma proposta de planejamento de ações de EPS para o Centro Cirúrgico, o que suscitou a necessidade de elaboração de uma TE do tipo Manual de Orientações para auxiliar no planejamento e execução de ações educacionais aos profissionais que atuam no Centro Cirúrgico, com ênfase na equipe de enfermagem, estimulando o pensamento crítico-reflexivo e fortalecendo o papel da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde para a melhoria dos serviços prestados. Assim, conclui-se que os objetivos propostos por esta pesquisa foram alcançados satisfatoriamente, uma vez que o público-alvo desta se beneficiarão com a implementação das ações propostas nesta obra, servindo como ferramenta para auxiliar no processo ensino-aprendizagem e nas pesquisas científicas relacionadas ao conhecimento sobre o tema de estudo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.063 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ologia Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Permanente em Enfermagem no Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Tucuruí – PA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto daniele.pdf | 5,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722142/2/produto daniele.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons