Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MIRANDA, MAX JOSE DE AVIZ | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BICHARA, CLEA NAZARE CARNEIRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-03T18:27:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-03T18:27:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto max miranda | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722138 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação Física (EF) durante as últimas décadas passou por grandes mudanças, dentre elas podemos citar a divisão em licenciatura e bacharelado pela resolução nº 03/87 do Conselho Federal de Educação habilitando esse profissional a exercer suas funções no âmbito escolar e não escolar, e a resolução nº 218 de 06 de março de 1997 do Conselho Nacional de Saúde que trouxe o reconhecimento do profissional de educação física como profissional da saúde de nível superior. Sua inserção na Atenção Primária à Saúde (APS) ocorreu através de vários programas, dentre eles os Núcleos ampliados à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e do Programa Academia da Saúde (PAS). Essa pesquisa tem por objetivo analisar a distribuição espacial dos profissionais de Educação Física bacharéis atuantes na APS no Estado do Pará, assim como analisar o perfil desse profissional e também das Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam o curso de Bacharelado em Educação Física dentro do estado do Pará. O estudo se desenvolveu através de um levantamento nas bases de dados CNESNet, e-MEC e Conselho Regional de Educação Física do Estado do Pará (CREF/PA) e teve como área de abrangência as 6 mesorregiões do Estado do Pará. Como resultado foi verificado que o Profissional de Educação Física (PEF) possui uma atuação de apenas 11,8% na APS estando presente em somente 56,9% dos municípios paraenses e da seguinte forma: equipes de NASF-AB com 45%, PAS com 34,5%, CAPS 3,8% e em hospitais 3%. No que se refere as IES, foi observado que o curso de Bacharelado presencial disponibiliza 24,7% mais vagas anualmente, assim como sua oferta é predominantemente em instituições privadas. Constatou-se um avanço muito grande do Ensino a Distância (EAD) sendo neste caso a prevalência da modalidade Licenciatura. Ao final do estudo podemos dizer que a EF teve grandes avanços na área da saúde coletiva, visto que apesar de perder espaço teve vitórias muito importantes como por exemplo sua inserção nos hospitais nos diversos níveis de atenção à saúde. Este é um assunto que necessita de mais estudos e também de uma maior sensibilização tanto dos acadêmicos quanto dos egressos visto a grande importância para a área da EF. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.104 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Distribuição espacial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde coletiva | pt_BR |
Título: dc.title | DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE BACHARÉIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO PARÁ COM ATUAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto max miranda.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722138/2/produto max miranda.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons