DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE BACHARÉIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO PARÁ COM ATUAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMIRANDA, MAX JOSE DE AVIZ-
Autor(es): dc.contributor.authorBICHARA, CLEA NAZARE CARNEIRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-03T18:27:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-03T18:27:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
identificador: dc.identifier.otherproduto max mirandapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722138-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Física (EF) durante as últimas décadas passou por grandes mudanças, dentre elas podemos citar a divisão em licenciatura e bacharelado pela resolução nº 03/87 do Conselho Federal de Educação habilitando esse profissional a exercer suas funções no âmbito escolar e não escolar, e a resolução nº 218 de 06 de março de 1997 do Conselho Nacional de Saúde que trouxe o reconhecimento do profissional de educação física como profissional da saúde de nível superior. Sua inserção na Atenção Primária à Saúde (APS) ocorreu através de vários programas, dentre eles os Núcleos ampliados à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e do Programa Academia da Saúde (PAS). Essa pesquisa tem por objetivo analisar a distribuição espacial dos profissionais de Educação Física bacharéis atuantes na APS no Estado do Pará, assim como analisar o perfil desse profissional e também das Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam o curso de Bacharelado em Educação Física dentro do estado do Pará. O estudo se desenvolveu através de um levantamento nas bases de dados CNESNet, e-MEC e Conselho Regional de Educação Física do Estado do Pará (CREF/PA) e teve como área de abrangência as 6 mesorregiões do Estado do Pará. Como resultado foi verificado que o Profissional de Educação Física (PEF) possui uma atuação de apenas 11,8% na APS estando presente em somente 56,9% dos municípios paraenses e da seguinte forma: equipes de NASF-AB com 45%, PAS com 34,5%, CAPS 3,8% e em hospitais 3%. No que se refere as IES, foi observado que o curso de Bacharelado presencial disponibiliza 24,7% mais vagas anualmente, assim como sua oferta é predominantemente em instituições privadas. Constatou-se um avanço muito grande do Ensino a Distância (EAD) sendo neste caso a prevalência da modalidade Licenciatura. Ao final do estudo podemos dizer que a EF teve grandes avanços na área da saúde coletiva, visto que apesar de perder espaço teve vitórias muito importantes como por exemplo sua inserção nos hospitais nos diversos níveis de atenção à saúde. Este é um assunto que necessita de mais estudos e também de uma maior sensibilização tanto dos acadêmicos quanto dos egressos visto a grande importância para a área da EF.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.104 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDistribuição espacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde coletivapt_BR
Título: dc.titleDISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE BACHARÉIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO PARÁ COM ATUAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPApt_BR
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