A AVALIAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PROCESSO DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO SOCIAL?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIMESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOUTO, MARIA EMILIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-02T11:22:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-02T11:22:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
identificador: dc.identifier.otherDOCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722083-
Resumo: dc.description.abstractDe certa forma, a avaliação da aprendizagem tem colaborado com o processo de dominação, tem ajudado a formar um autoconceito negativo nos alunos e tem sido usada como instrumento de seleção social, na medida em que separa os “aptos dos inaptos”, os “capazes dos incapazes”. E assim reproduz o sistema dominante. Por meio da reprovação, a escola tem reforçado o seu papel social reprodutor, de selecionar os melhores, esquecendo-se, porém, de que todos podem aprender, só que de maneiras e ritmos diferentes. Levando em consideração as falas acima, este produto da dissertação de mestrado, que tem por título “A Avaliação nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Um Processo de Inclusão ou Exclusão Social?”, este produto será um ebook da dissertação que mostrará a importância da avaliação no ensino fundamental e como ela está sendo utilizada. Antes de apresentar os conteúdos que viram neste Ebook, é valido conceituar o que é um Ebook. Em suma, é uma abreviação do termo inglês Eletronic Book, que significa livro em formato digital (COUTINHO; PESTANA, 2015). O Ebook é um arquivo para a utilização em computador, tablet ou smartphones e pode ser uma versão eletrônica de um livro já impresso ou o texto original publicado apenas digitalmente, que é o caso deste Ebook (COUTINHO; PESTANA, 2015). O Ebook se dividirá em 6 capítulos, o primeiro trará um apanhado geral sobre a avaliação e sociedade, o segundo irá tratar apenas da avalição com abordagens e perspectivas, o terceiro irá mostrar como o tema da pesquisa está ligado a área profissional da autora, o quarto mostrará a metodologia utilizada na dissertação de mestrado, o quinto serão mostrados os resultados obtidos através da aplicação de um questionário e por fim, as considerações finais a respeito do trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent464 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype464 KBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAVALIAÇÃOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectANOS FINAISpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectINCLUSÃOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEXCLUSÃO SOCIALpt_BR
Título: dc.titleA AVALIAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PROCESSO DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO SOCIAL?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTESpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital

Arquivos associados:
MARIA EMILIA.docx464,19 kBMicrosoft Word XML/bitstream/capes/722083/2/MARIA EMILIA.docxDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons