Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Guilherme Strapasson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Alcione Luis Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-01T21:04:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-01T21:04:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722072 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O desinteresse escolar é um problema muito debatido entre professores e pesquisadores, sendo necessário buscar novos recursos para motivar os estudantes que não veem sentido no que estão aprendendo. Jogos são um dos recursos que muitas vezes prendem a atenção dos jovens, isso acontece devido ao seu elemento lúdico e interativo. O presente trabalho buscará relacionar o ensino da Geografia para alunos de nonos anos com elementos do Role Playing Game (RPG). Para desenvolver o enredo da história que será contada, utilizará como base as Habilidades presentes na BNCC de nono ano, assim como livros didáticos e seus conteúdos. O Role Playing Game (RPG) tem como finalidade utilizar a imaginação, interpretação e desenvolver o trabalho em equipe entre os envolvidos. Elaborou-se uma cartilha didática onde professores poderão utilizar como base para realizar com seus alunos. A cartilha tem como finalidade explicar como o Role Playing Game (RPG) pode ser utilizado nas aulas; desenvolver um enredo que servirá como ponto de partida para a história que será contada pelos alunos; personagens da história; e sistema de jogo. Servindo como um guia para pessoas que nunca jogaram esse tipo de jogo e tornando a aula um local que dará voz ativa para os alunos. A cartilha possui teor introdutório e serve como base para como desenvolver uma história de Role Playing Game (RPG) através dos conteúdos propostos pela BNCC. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | role playing game | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | RPG | pt_BR |
Título: dc.title | CARTILHA PARA JOGADORES DE PRIMEIRA VIAGEM - ROLE PLAYING GAME (RPG) E O ENSINO DE GEOGRAFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Geografia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EM156 - Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Geografia II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons