Educação Matemática Crítica e Justiça Social: Uma proposta de conscientização

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Bruno de Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorBrião, Gabriela Félix-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-01T17:39:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-01T17:39:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional com logo e código de barraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722065-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal situar a Educação Matemática Crítica na perspectiva da Justiça Social. O curso de extensão é sugerido para professores de matemática em formação inicial e buscou-se dialogar com os futuros docentes quanto ao problema da Justiça Social e como a Matemática tem papel importante na leitura e escrita da realidade. A cada encontro do curso uma narrativa escrita era gerada, e logo devolvida no encontro seguinte, com ponderações e provocações. Os participantes do curso se propuseram a dialogar com o pesquisador sobre os principais tópicos abordados nos encontros. O primeiro tema enfatiza o ensino de gráficos e tabelas no crescimento da desigualdade social no Brasil. Em seguida, as operações básicas da matemática foram consideradas para analisarmos criticamente o tamanho da crise do sistema penitenciário brasileiro. Para o terceiro encontro consideramos uma das principais causas do encarceramento em massa no Brasil: o racismo estrutural. Os futuros professores foram questionados sobre temas centrais do racismo estrutural da sociedade brasileira e convidados a conhecer sobre a Educação Matemática Antirracista. Por fim, as microagressões e opressões sofridas por estudantes em vulnerabilidade social foram inseridas nos encontros, visando buscar propostas de intervenções que podemos praticar com o objetivo de estimular estudantes que tiveram seus foregrounds arruinados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent608 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJustiça Socialpt_BR
Título: dc.titleEducação Matemática Crítica e Justiça Social: Uma proposta de conscientizaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
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