Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Bruno de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brião, Gabriela Félix | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-01T17:39:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-01T17:39:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional com logo e código de barras | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722065 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo principal situar a Educação Matemática Crítica na perspectiva da Justiça Social. O curso de extensão é sugerido para professores de matemática em formação inicial e buscou-se dialogar com os futuros docentes quanto ao problema da Justiça Social e como a Matemática tem papel importante na leitura e escrita da realidade. A cada encontro do curso uma narrativa escrita era gerada, e logo devolvida no encontro seguinte, com ponderações e provocações. Os participantes do curso se propuseram a dialogar com o pesquisador sobre os principais tópicos abordados nos encontros. O primeiro tema enfatiza o ensino de gráficos e tabelas no crescimento da desigualdade social no Brasil. Em seguida, as operações básicas da matemática foram consideradas para analisarmos criticamente o tamanho da crise do sistema penitenciário brasileiro. Para o terceiro encontro consideramos uma das principais causas do encarceramento em massa no Brasil: o racismo estrutural. Os futuros professores foram questionados sobre temas centrais do racismo estrutural da sociedade brasileira e convidados a conhecer sobre a Educação Matemática Antirracista. Por fim, as microagressões e opressões sofridas por estudantes em vulnerabilidade social foram inseridas nos encontros, visando buscar propostas de intervenções que podemos praticar com o objetivo de estimular estudantes que tiveram seus foregrounds arruinados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 608 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Justiça Social | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Matemática Crítica e Justiça Social: Uma proposta de conscientização | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional com logo e código de barras.pdf | 607.21 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722065/2/Produto Educacional com logo e código de barras.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons