Possibilidades de atividades físicas e recreativas para pessoas com transtorno de espectro autista (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorAssis, Renata Machado de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-01T15:03:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-01T15:03:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-24-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722062-
Resumo: dc.description.abstractEste material apresenta o produto de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de proceder estudos teóricos e realizar a compilação de conteúdos e metodologias que poderão ser trabalhadas no campo das atividades físicas e recreativas com alunos autistas, visando a elaboração, publicação e divulgação de um material para consulta por parte não só dos profissionais de Educação Física, como por todos que tiverem interesse (pais e responsáveis, profissionais de outras áreas, etc.), especialmente os que trabalham na educação básica e lidam com a inclusão escolar. Foi desenvolvida pesquisa bibliográfica, utilizando materiais já produzidos e publicados, como: cursos e documentos que possuem o autismo como tema; sites para a busca de artigos científicos; bibliotecas presenciais e virtuais; e-books; vídeos e links com disponibilização de atividades práticas para autistas; e outros. A partir dos conteúdos investigados, das produções teóricas, das metodologias encontradas e das possibilidades de participação dos indivíduos autistas em modalidades que envolvem o movimento, notou-se a importância da intervenção da Educação Física no desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, na melhora da interação social, no amadurecimento das habilidades e capacidades comunicativas, na expressividade e na qualidade de vida da criança autista. Foram produzidas sugestões de atividades de fácil ensino, viáveis e seguras, que podem ser realizadas com este público. As atividades contribuem de forma significativa para o desenvolvimento das habilidades psicossociais, tais como comunicação, interação social, afetividade, expressividade, dentre outras, além de auxiliarem e estimularem o amadurecimento psicomotor. Os estudos evidenciam a importância da adaptação das modalidades de acordo com as particularidades, dificuldades e necessidades da criança diagnosticada com o espectro.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExercícios físicospt_BR
Título: dc.titlePossibilidades de atividades físicas e recreativas para pessoas com transtorno de espectro autista (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais