PRODUÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE COMO RECURSO DIDÁTICO NO AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR NA ATENÇÃO PRIMARIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDÂNIA CARDOSO PAYSAN, DÂNIA CARDOSO-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Maísa Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-28T20:33:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-28T20:33:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-28-
identificador: dc.identifier.otherdania - produto tecnicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722038-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: A tuberculose (TB) trata-se de uma doença infectocontagiosa causada pelo agente infeccioso Mycobacterium tuberculosis. Os órgãos mais acometidos pela doença são os pulmões. O diagnóstico precoce e o inicio do tratamento rápido e adequado são fundamentais para reduzir a disseminação da tuberculose. A detecção de casos é dependente de uma busca ativa de sintomáticos e sintomas respiratórios, apresentação do caso ao serviço de saúde, verificação clínica e encaminhamento para diagnóstico laboratorial. O controle eficaz da doença depende principalmente do atendimento no inicio da suspeita dos sintomas e a atenção primária com o objetivo: de produzir uma tecnologia educacional, do tipo cartilha, para profissionais de saúde, sobre o diagnostico e controle da tuberculose na atenção primaria foi realizado um estudo metodológico: de construção de tecnologia educacional (TE) em saúde, desenvolvida em etapas pré-determinadas de fundamentação teórica, estruturação e produção do produto técnico-tecnológico. O produto que foi desenvolvido foi uma cartilha confeccionada a partir dos resultados revisão Integrativa da literatura (RIL). Resultado: para subsidiar a produção da cartilha evidencia cientificas sobre a temática abordada através da RIL onde os dados foram selecionados para confecção textual escrita, confecção das ilustrações e diagramação. Com a finalidade de produzir um reflexo positivo ao profissional de saúde com um material didático, de leitura simples para atuar com diagnostico e controle da TB pulmonar na atenção primaria. Adotou-se uma abordagem de linguagem simples de leitura sucinta para a produção da tecnologia, o que permitiu considerar as necessidades observadas sobre o diagnostico e controle da tuberculose que são atendidos na atenção primaria. Tais conteúdos foram sistematizados a partir das pergunta norteadora que emergiram das produções tecnologia em saúde. A partir daí foi construída a cartilha, seguindo-se recomendações para concepção e eficácia de materiais educativos, de acordo com as seguintes características: conteúdo, linguagem, organização, layout, ilustração e aprendizagem. Conclusão: a confecção dessa a cartilha visa promover a autonomia e aumentar as chances de sucesso na investigação da tuberculose contribuindo para a qualidade de vida do paciente, minimizando os custos e tempo de tratamento ao identificar à resistência a medicação já no inicio do tratamento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent573 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDoença Infecciosa Pulmonar;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExame Diagnósticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTuberculose Pulmonarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
Título: dc.titlePRODUÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE COMO RECURSO DIDÁTICO NO AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR NA ATENÇÃO PRIMARIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Análise Clínicaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGACpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons