
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | ROSA, EOLO APARECIDO CAETANO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MENEZES, GUSTAVO CAMPOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-28T13:53:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-28T13:53:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-10 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722021 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | The international trade of raw materials in bulk is deeply dependent on maritime transport and that is why ports have been induced to invest in infrastructure and logistics to improve the supply of ships. In this context, the present work addresses the Berth Allocation Problem (BAP): where the objective is to allocate ships to berths in order to minimize operating costs. The PAB can be considered as one of the main optimization problems in maritime terminals, due to the growing demand of ships that transport products in bulk. Thus, an algorithm that combines the LNS heuristic method and simple permutation will be proposed. The results of the computational tests show that the PAB-HE heuristic was able to produce a relative GAP lower than 10.66% in relation to the lower limit obtained by the CPLEX® solver for instances with speed of the cradles with a penalty of 25% and 17.18% GAP for instances with cradle speed with a 50% penalty, in a computational time of less than 20 seconds. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Berth Allocation Problem | pt_BR |
| Título: dc.title | A HEURISTIC APPROACH FOR SOLUTION OF THE BERTH ALLOCATION PROBLEM IN BULK PORTS (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: