Instrumento para identificação de software educativo para o ensino de matemática nos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorLORETO, ALINE BRUM-
Autor(es): dc.contributor.authorBUSS, CRISTIANE LEITZKE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-28T13:08:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-28T13:08:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-10-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722019-
Resumo: dc.description.abstractPublicado em 24 de fevereiro de 2023. A pesquisa propõe a elaboração de um Instrumento com critérios avaliativos para identificação de Software Educativo voltado aos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental para o ensino de Matemática, a qual aconteceu em três momentos distintos. No primeiro momento, a pesquisa apresenta o perfil tecnológico de alunos e de professores de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental verificando o conhecimento que possuem em relação as tecnologias digitais e o uso que fazem destes recursos tecnológicos no seu dia a dia. No segundo, a pesquisa mostra o conhecimento que os educadores possuem de Software Educativo e se sabem reconhecê-los, certificando da necessidade de um Instrumento com critérios avaliativos para identificação de Software Educativo direcionado para o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em relação ao componente curricular de Matemática. E, no terceiro momento, a pesquisa elabora o Instrumento para avaliar Software Educativo voltado para os 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental para o ensino da Matemática, o qual tem a intenção de colaborar/auxiliar os professores no momento do planejamento quando for fazer a seleção deste recurso para aplicar em conceitos matemáticos, a fim de ajudar no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. O instrumento proposto foi elaborado a partir de estudos de trabalhos e de referenciais da área de pesquisa, de minha experiência como professora de anos iniciais e dos objetivos da Escola onde a pesquisa foi aplicada. Salientase que na literatura estudada não encontrou-se Instrumento específico para identificação de Software Educativo direcionado para os 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em relação ao componente curricular de Matemática. O Instrumento foi testado e validado pelo grupo de professores que atendem os 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, os quais consideraram o Instrumento prático e demonstraram estarem satisfeitos com o mesmo, pois julgam este funcional e direto o que facilita no planejamento e possibilita a avaliação do material em questão. O Instrumento ajudará o professor no momento da seleção deste recurso pedagógico, o qual se escolhido adequadamente contribuirá na assimilação de conteúdos pelos alunos, pois o uso destes recursos digitais nas aulas de Matemática possibilita maior interesse do aluno permitindo que este faça ligações entre o conteúdo desenvolvido em sala de aula e aquele utilizado no Software. Contribuindo desta forma para uma aprendizagem mais prazerosa e significativa dos educandos em relação ao uso de Softwares Educativos nas aulas de Matemática, pois a geração de alunos da contemporaneidade encontra-se muito bem integrada com as tecnologias.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Título: dc.titleInstrumento para identificação de software educativo para o ensino de matemática nos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais