AVALIAÇÃO DOCENTE: PROPOSIÇÕES INICIAIS PARA CONSTRUÇÃO DE GUIA DE OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christuspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Caio César Otôni Espíndola-
Autor(es): dc.contributor.authorPEIXOTO, Raquel Autran Coelho-
Autor(es): dc.contributor.authorRAMALHO FILHO, Mauro Henrique Nascimento-
Autor(es): dc.contributor.authorAUGUSTO, Kristopherson Lustosa-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Lucas Melgaço da-
Autor(es): dc.contributor.authorKUBRUSLY, Marcos-
Autor(es): dc.contributor.authorBARROSO, Danielly Louise Machado Queiroz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-01T11:15:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-01T11:15:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-28-
identificador: dc.identifier.otherAVALIAÇÃO DOCENTE: PROPOSIÇÕES INICIAIS PARA CONSTRUÇÃO DE GUIA DE OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722010-
Resumo: dc.description.abstract"A avaliação do docente vem ganhando mais relevância no cenário educacional nos últimos anos, tanto na Educação Básica quanto em nível superior. Apesar de, por vezes, ser um tema controverso, essa avaliação, em contextos diversos, tende a trazer benefícios para os professores, alunos e instituições. Ela pode ser encarada como oportunidade de desenvolvimento profissional, além de reforçar aspectos positivos do ensino e de suas metodologias, auxiliando e potencializando os resultados educacionais dos sujeitos envolvidos (SILVA, 2014). Concordamos, porém, que a avaliação docente muitas vezes pode ser vista pelos professores como algo negativo e de aspecto punitivo, levando à uma visão distorcida desse contexto avaliativo. Essa aversão é mais acentuada quando os critérios utilizados durante o método são considerados pouco apropriados, ou mesmo quando a avaliação é realizada por pessoas que não reconhecem competências (REIS, 2011). Sendo assim, é necessário que ocorra a reconceitualização desse processo e que se potencialize o papel formativo da observação do docente, visando o desenvolvimento profissional dos professores e melhoria do ensino (VIEIRA; MOREIRA, 2011). Existem diversas formas possíveis para a avaliação de um docente, sendo geralmente utilizadas observações do professor em sala de aula ou medidas do desempenho dos alunos (KANE et al, 2020). Em relação à observação, esta vem ganhando bastante relevância no cenário internacional nos últimos anos e possui caráter formativo, sendo de fundamental importância para potencializar melhorias nos mais variados âmbitos educacionais (REIS, 2011) Cordingley (2005) pondera que o processo de observação pode ser feito de formas diferentes, podendo ser informal ou formal: por meio de áudios, vídeos ou observação direta, sendo a avaliação e o feedback realizados por pares. Estes, por exemplo, podem ser colegas de departamento semelhante, de outro departamento ou centro educacional, podendo ou não possuir a mesma posição do professor avaliado (GOSLING, 2002). O objetivo da observação, de acordo com Macedo e Andrade (2020), é recolher dados e informações, que possibilitem realizar um diagnóstico do ensino e sua consequente melhoria. Sabendo disso e acreditando na importância da observação docente para a qualidade educacional, além da escassez de discussões em torno desse tema, o trabalho que segue objetiva tecer aproximações sobre avaliação docente a partir da observação do professor em sala de aula, ressaltando pontos essenciais tais como formas de realização do processo observacional, profissionais que realizam este procedimento e como pode ser realizado o feedback, a fim de construir fundamentos para proposições de guias de observação docente. Trata-se de um estudo inicial instigado por ocasião da disciplina de Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem, do Curso de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Possui abordagem qualitativa, realizado a partir da revisão de literatura em autores tais como Gosling (2002), Donnelly (2007), Siddiqui (2007), Reis (2011), Silva (2014), Kane et al (2020), dentre outros. Além dessa introdução, o texto se divide em mais quatro tópicos, a saber: o ato de avaliar, tendo o docente e sua prática educativa como foco observacional; o contexto avaliativo do docente a partir da observação em sala de aula, com esse tópico abordando conceitos e passos desse processo; as considerações sobre o estudo ora posto, além das referências."pt_BR
Tamanho: dc.format.extent179kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDocentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DOCENTE: PROPOSIÇÕES INICIAIS PARA CONSTRUÇÃO DE GUIA DE OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós Graduação – Mested (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons