Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, CÉLIO AMOÊDO DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Maísa Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-28T20:11:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-28T20:11:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | celio - produto tecnico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722006 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Introdução: Os processos de compreensão do ensino e da aprendizagem, enquanto propriedade fundamental à formação humana, coexistem de forma mútua. Diante da necessidade de uma formação continuada aprimorada, com enfoque na formação do profissional citologista para a prática, pode-se pensar na estruturação de ações que o confiram habilidades no ordenamento, na síntese e na identificação de estruturas celulares em citologia clínica. Portanto, o produto desenvolvido se estabelece como um modelo de produto tecnológico educacional que busca corroborar à promoção do ensino em saúde. Objetivo: Desenvolver uma webtecnologia, do tipo blog, como um recurso educacional, a partir da representação de imagens fotográficas microscópicas autorais, para mediar o processo de ensino-aprendizagem em citologia clínica para estudantes e profissionais da área da saúde. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de construção de tecnologia educacional em saúde, desenvolvida em três etapas: Pesquisa Bibliográfica, a partir da qual se deu o delineamento teórico para a estruturação do estudo; Fotodocumentação, que foi a fase responsável pelo conteúdo que iria compor o produto final; Construção do produto, terceira e última fase, a partir da qual se deu a criação do blog. Resultados: O estudo pôde mostrar que a compreensão das células do trato genital feminino pode contribuir com o rastreamento do Câncer de Colo Uterino. Logo, a capacitação de profissionais envolvidos com a identificação das lesões uterinas pode viabilizar o diagnóstico precoce. Para isso, o desenvolvimento de recursos digitais pode contribuir com a padronização da morfologia celular. A construção do Blog “Citologia Diferenciada” pode contribuir para uma melhor elucidação acerca da citologia clínica, além de estreitar laços entre docentes e discentes, por meio de feedbacks entre as partes, pela interação virtual. Conclusão: Como um produto autoral e diante das dificuldades observadas no ensino, o blog, caracterizado como uma ferramenta digital aplicada ao ensino, corresponde como modelo de suporte para proporcionar um caráter de ubiquidade à informação e como consequência disso, ampliar o potencial gerador de conhecimento, além do desenvolvimento de estudantes e profissionais de citologia clínica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.587 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Blog | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teste de Papanicolaou | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Educacionais | pt_BR |
Título: dc.title | WEBTECNOLOGIA PARA MEDIAR O ENSINO MORFOLÓGICO DA CITOLOGIA CLÍNICA PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Análise Clínicas | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGAC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
celio - produto tecnico.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722006/2/celio - produto tecnico.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons