WEBTECNOLOGIA PARA MEDIAR O ENSINO MORFOLÓGICO DA CITOLOGIA CLÍNICA PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, CÉLIO AMOÊDO DE-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Maísa Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-28T20:11:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-28T20:11:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-28-
identificador: dc.identifier.othercelio - produto tecnicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722006-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: Os processos de compreensão do ensino e da aprendizagem, enquanto propriedade fundamental à formação humana, coexistem de forma mútua. Diante da necessidade de uma formação continuada aprimorada, com enfoque na formação do profissional citologista para a prática, pode-se pensar na estruturação de ações que o confiram habilidades no ordenamento, na síntese e na identificação de estruturas celulares em citologia clínica. Portanto, o produto desenvolvido se estabelece como um modelo de produto tecnológico educacional que busca corroborar à promoção do ensino em saúde. Objetivo: Desenvolver uma webtecnologia, do tipo blog, como um recurso educacional, a partir da representação de imagens fotográficas microscópicas autorais, para mediar o processo de ensino-aprendizagem em citologia clínica para estudantes e profissionais da área da saúde. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de construção de tecnologia educacional em saúde, desenvolvida em três etapas: Pesquisa Bibliográfica, a partir da qual se deu o delineamento teórico para a estruturação do estudo; Fotodocumentação, que foi a fase responsável pelo conteúdo que iria compor o produto final; Construção do produto, terceira e última fase, a partir da qual se deu a criação do blog. Resultados: O estudo pôde mostrar que a compreensão das células do trato genital feminino pode contribuir com o rastreamento do Câncer de Colo Uterino. Logo, a capacitação de profissionais envolvidos com a identificação das lesões uterinas pode viabilizar o diagnóstico precoce. Para isso, o desenvolvimento de recursos digitais pode contribuir com a padronização da morfologia celular. A construção do Blog “Citologia Diferenciada” pode contribuir para uma melhor elucidação acerca da citologia clínica, além de estreitar laços entre docentes e discentes, por meio de feedbacks entre as partes, pela interação virtual. Conclusão: Como um produto autoral e diante das dificuldades observadas no ensino, o blog, caracterizado como uma ferramenta digital aplicada ao ensino, corresponde como modelo de suporte para proporcionar um caráter de ubiquidade à informação e como consequência disso, ampliar o potencial gerador de conhecimento, além do desenvolvimento de estudantes e profissionais de citologia clínica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.587 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBlogpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeste de Papanicolaoupt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
Título: dc.titleWEBTECNOLOGIA PARA MEDIAR O ENSINO MORFOLÓGICO DA CITOLOGIA CLÍNICA PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Análise Clínicaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGACpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons