
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | BRUNÓRIO, WELLINGTON DOS REIS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-28T17:30:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-28T17:30:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-25 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722002 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A importância da liderança para o gestor educacional é um assunto que ganhou considerável importância no Brasil nas últimas décadas. A pesquisa bibliográfica realizada tem como objetivo analisar de forma mais detalhada esse tema de extrema relevância para as escolas. Com o aumento do número de vagas nas escolas privadas e as novas formas de escolas públicas, como a de tempo integral e as escolas técnicas, aumentaram a concorrência de forma significativa. Assim sendo, exige-se cada vez mais das escolas melhor ensino, melhor qualidade de vida para os alunos, professores e funcionários e controle contínuo de todos os custos escolares para melhor gestão escolar. Para que as escolas alcancem seus objetivos, é fundamental proporcionar para todos os envolvidos, gestores que sejam líderes, que tenham as características de um líder e não gestores chefes, que são aqueles que gerenciam pelo poder e não pela liderança. A única maneira de melhorar a eficácia das escolas públicas é proporcioná-las gestores que tenham a capacidade de liderar e motivar todos em prol do mesmo objetivo. É sabido que nos dias atuais somente um bom salário não é sinônimo de motivação, isso por que os anseios e as necessidades dos seres humanos são cada vez maiores, e o que antes era como único e principal fator motivacional no trabalho, hoje já está ultrapassado. Se as informações mudam rapidamente, os objetivos dos profissionais dentro das escolas não são diferentes. Todos querem participar, ajudar, colaborar e contribuir com a escola, onde eles dedicam boa parte do seu tempo, para que ela seja referência e que todos sintam prazer e orgulho de fazer parte. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da liderança para o gestor educacional, qual o perfil, as formas, as características, exigência do gestor nos dias atuais, vantagens para a escola e analisar de maneira minuciosa a diferença de chefia e liderança. Será analisado também o conceito de motivação e o que os gestores educacionais têm feito para conseguir satisfazer as necessidades dos funcionários, professores, coordenadores e auxiliares. Esta análise é de suma importância pelo fato da motivação e liderança estarem relacionadas com os profissionais de qualquer organização, seja ela pública, privada, sem fins lucrativos e outras. Através deste trabalho foi possível compreender um pouco mais da complexidade que envolve a necessidade de motivação de cada colaborador, suas expectativas, sonhos e perspectivas. Demonstrou, também, como o gestor educacional passa a ser peça fundamental para proporcionar a motivação para todos os membros que trabalham na unidade escolar. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Liderança | pt_BR |
| Título: dc.title | A importância da liderança para o gestor educacional (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| a-importancia-da-lideranca-para-o-gestor-educacional.pdf | 5,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722002/1/a-importancia-da-lideranca-para-o-gestor-educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: