Escola para Todos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSARTIN, Mariusa Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-28T13:08:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-28T13:08:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-28-
identificador: dc.identifier.otherEscola para todospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721999-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, em formato de documentário, que recebeu o título “Escola para todos” compõe a dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação - Universidade Federal de Goiás, intitulada “A invisibilidade dos sujeitos na educação básica: pressupostos para a construção de uma escola para todos”. Este Produto Educacional foi alicerçado nas ações formativas que participei como discente do Programa acima mencionado e como docente proponente de práticas escolares interativas e colaborativas voltadas para a formação humanista, visando contribuir para a vivência/convivência de diferentes sujeitos, com equidade. Este projeto tem, pois, a seguinte pergunta de pesquisa: como a escola pode potencializar a formação de sujeitos críticos, mais humanizados, com atitudes voltadas para mudanças nas formas de viver e conviver? Os autores que alicerçaram essa investigação foram Mantoan (2015), Freire (1994, 1997, 2019), Hooks (2013), Rancière (2002), Boaventura (2002), Orozco (1997), Orofino (2005), Rivoltella (2008), Fantin (2007) e Girardello (2014), a abordagem qualitativa de coleta e análise de dados teve como metodologia a pesquisaação. As ações formativas foram planejadas com a participação de trinta e dois alunos do 6º ano do Colégio Estadual Polivalente Professor Goiany Prates selecionados por convite aceito, seis professores desta turma, a serem executadas entre eles e vinte e dois alunos e onze professores da escola de ensino especializado CORAE, ambas em Goiânia. Também fizeram parte do documentário os depoimentos dos participantes da pesquisa por meio dos questionários semi abertos respondidos pelos alunos do 6º ano da escola regular, fotos e vídeos produzidos pelos participantes da pesquisa e pela professora pesquisadora durante a realização das intervenções formativas. O produto educacional está disponível nos apêndices e o documentário na plataforma do Youtube com livre acesso, disponível em: https://youtu.be/Cb6_Px-nuzU também hospedado nas redes sociais das duas escolas envolvidas na pesquisa, na Biblioteca do CEPAE, no Portal EduCapes, no I Festival de Curta metragem do Cine Goiany. Assim, considero satisfatórios os significados que as propostas de intervenções colaborativas e interativas despertaram em todos os alunos, independentemente de sua condição física ou cognitiva, essas ações formativas contribuíram positivamente para a formação humanista de sujeitos para que possam conviver de forma harmoniosa, com ética, equidade e respeito às singularidades individuais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent534KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Escolarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMídia Educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola para todospt_BR
Título: dc.titleEscola para Todospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
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