
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | MAGGIONI, MARIA CELESTE CABERLON | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-27T18:28:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-27T18:28:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-21 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721977 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livro originou-se da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em maio de 2021. Sob a orientação da Profa . Dra. Márcia Finimundi Nóbile buscou-se averiguar se as práticas de Laboratório de Química ainda favorecem a construção do conhecimento dos estudantes do Ensino Médio, embora eles pertençam à Era Digital, e, se o mesmo se apresenta como metodologia ativa potencializando o processo de ensino-aprendizagem. O estudo gerou a escrita de quatro capítulos (artigos), que objetivaram a comparação da aula teórica e experimental referente à montagem e ao funcionamento de uma pilha galvânica, assim como, o entendimento de conceitos associados ao assunto, as implicações das mudanças tecnológicas na sociedade, com a produção excessiva do lixo eletrônico e a importância do descarte consciente das pilhas na redução do impacto ambiental. O novo contexto escolar e o dinamismo do processo de construção do conhecimento requerem um olhar diferenciado dos docentes sobre sua prática pedagógica. Então, como forma de buscar aprimoramento acadêmico, desenvolver práticas favoráveis à educação e responder às indagações acerca do Laboratório de Química, surgiu a presente obra. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
| Título: dc.title | Prática de laboratório de química: estratégia ativa na construção do conhecimento dos estudantes do ensino médio (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: