Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIB Universidad Internacional Iberoamericana | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Moisés Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-27T16:46:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-27T16:46:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_mestrado_Unini_Recima.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721947 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A escolha do tema psicomotricidade: alternância walloniana na formação integral do aluno está embasada em referências bibliográficas no princípio walloniano que prioriza a dimensão afetiva sobre as dimensões cognitiva e motora. Esta pesquisa está inserida na metodologia qualitativa e recorta o tema deficiência na motricidade fina e se vale dos avanços da neurociência para apresentar uma visão morfológica funcional dos sistemas wallonianos a fim de dar maior clareza a dimensão do campo psicomotricidade; contudo, com vistas e finalizações na motricidade fina, bem como, na relevância do conhecimento que os professores possuem sobre o tema, por padrão. Dentre os muitos fatores que envolvem o campo da psicomotricidade o estudo tem como objeto a formação integral do aluno em relação à dimensão afetiva para equilibrar a motricidade fina. A pesquisa foi motivada pela dificuldade observada nos professores em compreender mais amplamente a importância da afetividade no equilíbrio da tríade motricidade/ afetividade/ cognição que aqui se propõe. Embora esta pesquisa priorize referências mais atualizadas e direcionadas à formação de professores ela não descarta princípios consagrados. Os resultados obtidos nesta pesquisa contemplam a validação ou não da hipótese de que não há conhecimento relevante sobre o tema por parte dos professores tornando-se necessário cursos de formação de professores mais específicos e mais bem estruturados nas bases de pesquisas mais recentes no campo da psicomotricidade recortado na psicomotricidade fina. Por conseguinte, esse tal avanço recente das pesquisas no referido campo sugere e/ou nos faz inferir necessidade de prováveis futuras pesquisas de fatores específicos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 644 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | afetividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tríade morfológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tríade psicomotora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tríade psicanalítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | PSICOMOTRICIDADE: MOTRICIDADE FINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em educação | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de Professores: psicopedagogia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_mestrado_Unini_Recima.pdf | 643,16 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721947/2/Dissertação_mestrado_Unini_Recima.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons