PSICOMOTRICIDADE: MOTRICIDADE FINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Autor(es): dc.contributorUNIB Universidad Internacional Iberoamericanapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Moisés Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-27T16:46:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-27T16:46:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_mestrado_Unini_Recima.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721947-
Resumo: dc.description.abstractA escolha do tema psicomotricidade: alternância walloniana na formação integral do aluno está embasada em referências bibliográficas no princípio walloniano que prioriza a dimensão afetiva sobre as dimensões cognitiva e motora. Esta pesquisa está inserida na metodologia qualitativa e recorta o tema deficiência na motricidade fina e se vale dos avanços da neurociência para apresentar uma visão morfológica funcional dos sistemas wallonianos a fim de dar maior clareza a dimensão do campo psicomotricidade; contudo, com vistas e finalizações na motricidade fina, bem como, na relevância do conhecimento que os professores possuem sobre o tema, por padrão. Dentre os muitos fatores que envolvem o campo da psicomotricidade o estudo tem como objeto a formação integral do aluno em relação à dimensão afetiva para equilibrar a motricidade fina. A pesquisa foi motivada pela dificuldade observada nos professores em compreender mais amplamente a importância da afetividade no equilíbrio da tríade motricidade/ afetividade/ cognição que aqui se propõe. Embora esta pesquisa priorize referências mais atualizadas e direcionadas à formação de professores ela não descarta princípios consagrados. Os resultados obtidos nesta pesquisa contemplam a validação ou não da hipótese de que não há conhecimento relevante sobre o tema por parte dos professores tornando-se necessário cursos de formação de professores mais específicos e mais bem estruturados nas bases de pesquisas mais recentes no campo da psicomotricidade recortado na psicomotricidade fina. Por conseguinte, esse tal avanço recente das pesquisas no referido campo sugere e/ou nos faz inferir necessidade de prováveis futuras pesquisas de fatores específicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent644 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectafetividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjecttríade morfológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttríade psicomotorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttríade psicanalíticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Título: dc.titlePSICOMOTRICIDADE: MOTRICIDADE FINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em educaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFormação de Professores: psicopedagogiapt_BR
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