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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, ALEXEY | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-27T11:58:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-27T11:58:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-19 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721941 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta obra nasceu da inquietude e inconformismo, de um então jovem professor de 20 anos atrás, quando ao ingressar em sua carreira de docente universitário, ávido por produzir artigos, participar de eventos científicos e publicar, se deparou com uma realidade não muito favorável. Atuando em instituições privadas e assim como, uma parcela significativa de meus colegas, conciliando atuação profissional durante o dia e ministrando aulas no período noturno, sem carga horária adicional, além daquelas de sala de aula, que pudessem ser dedicadas para outras atividades, a atividade de pesquisa se tornava cada vez mais distante. Ascendendo à função de coordenador de curso e tendo dentre as funções de gestão, zelar pelos indicadores de qualidade, pude verificar que a situação se estendia à maioria do corpo docente, sendo plantada aí a questão de como resolver isso? Posteriormente, atuando como avaliador, vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), também evidenciei que essa era uma dificuldade presente em outras Instituições de Educação Superior (IES). Empenhado em constatar minhas percepções, empreendi no período de 2009 a 2010, juntamente com outro colega, uma pesquisa em âmbito nacional (Carvalho e Veronesi, 2015), dentro de um grupo privado de educação superior, buscando identificar o retrato da produção acadêmica nessa realidade e seus possíveis impactos. Os resultados desse estudo inicial, trouxeram alguns indícios que vamos tratar aqui, porém, suscitaram outras questões, que demonstraram que, a forma como os instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), consideram a produção científica dos docentes, independente da categoria administrativa da IES, ou seja, Faculdades, Centros Universitários e Universidades, traz consigo um paradoxo, que aprofundei em minha tese de doutorado, dando continuidade em outras publicações e pretendo discutir com você leitor, nesta obra. Todos os resultados que serão apresentados, estão focados na realidade da graduação presencial em IES privadas. Mesmo considerando os diversos desafios da atividade científica no Brasil, que envolvem questões de financiamento para pesquisa, estrutura, remuneração e valorização de pesquisadores, neste livro, nosso enfoque será discutir a importância de se desenvolver as habilidades de pesquisa, para formação do aluno de graduação e as condições de trabalho do professor para que possa realizar sua produção. Assim, espera-se trazer subsídios, estratégias e práticas para criar condições que potencializem a pesquisa e a produção científica dos docentes, bem como, contribuir para a discussão e sensibilização, acerca dos ganhos para a qualidade na formação do aluno de graduação, com o desenvolvimento em conjunto de ensino e pesquisa. Ao tratar desse tema, temos como pano de fundo, a discussão sobre qual modelo de Instituição, se anseia para a Educação Superior em nosso país, uma vez que é premente atender às demandas de um mundo em transformação, de um futuro do trabalho que ainda não se conhece e ao mesmo tempo, preservar uma formação cidadã, crítica e reflexiva. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa científica | pt_BR |
| Título: dc.title | Dilemas da pesquisa científica no Brasil: desafios para produção acadêmica na graduação (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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