“A GENTE NÃO ENCONTRA TUDO AQUI”: FORMAÇÃO, TRABALHO E EXPERIÊNCIA A PARTIR DE EGRESSOS/AS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF BAIANO CAMPUS CATU

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Autor(es): dc.contributorIF BAIANO CATUpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, JOSEANE DA CONCEIÇÃO PEREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, MARCELO SOUZA-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, DAVI SILVA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-26T19:22:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-26T19:22:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-06-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Joseane_costapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721938-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar a formação no/do Ensino Médio Integrado (EMI) a partir das experiências de seis estudantes egressos/as do IF Baiano campus Catu. O estudo buscou descrever os sentidos que os/as estudantes egressos/as do EMI atribuem à sua formação vivenciada na Educação Profissional e Tecnológica a partir da dimensão trabalho e perceber como se manifestam os possíveis contributos da formação no percurso deles/as após o Ensino Médio Integrado. Metodologicamente, adotamos a perspectiva fenomenológica para fins de captação dos sentidos das coisas, tendo sido observado, como experiências pré-predicativas, o que vem sendo concebido como política de formação no contexto da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio e do Ensino Médio Integrado. Dentre os procedimentos, dispusemos o problema da pesquisa em epoché, que consistiu em: Como se apresentam as experiências formativas do/a estudante egresso/a do IF Baiano campus Catu na relação que se estabelece com o EMI? Em seguida, utilizamos a técnica snowball para acesso aos/às participantes, considerando o limite de seis egressos/as no universo de estudantes que concluíram o EMI no IF Baiano campus Catu; realizamos a entrevista narrativa com os/as seis participantes cujos processos formativos ocorreram entre 2011 e 2016; e a partir de um processo noéticonoemático, construímos as unidades de sentido para chegarmos às essências que caracterizam o fenômeno. Com isso, desenvolvemos intenções categoriais visando à compreensão do fenômeno, etapa em que, então, nos aproximamos de questões teóricas. Ao articular a formação geral e a formação técnica, o Ensino Médio Integrado tem sido defendido como uma luta política na contemporaneidade para a superação da dualidade do sistema escolar em direção a uma educação emancipadora. Essa compreensão, na prática, perpassa necessariamente pelas experiências no campo do contraditório e da integração, articuladas ao trabalho como produção da existência. Produzimos, a partir das narrativas dos/as egressos/as, um filme documentário que se configurou como uma experiência que possibilita provocar outras experiências aos/às estudantes em curso no Ensino Médio Integrado, à comunidade lócus da pesquisa e, por extensão, à classe trabalhadora, intencionando sua própria ressignificação sobre sua educação-formação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4266pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiência e Formação.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho e Educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilme documentáriopt_BR
Título: dc.title“A GENTE NÃO ENCONTRA TUDO AQUI”: FORMAÇÃO, TRABALHO E EXPERIÊNCIA A PARTIR DE EGRESSOS/AS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF BAIANO CAMPUS CATUpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
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