CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: AXIOLOGIA RELACIONAL PEDAGÓGICA COMO PROPOSTA PARA A AVALIAÇÃO EM FASES NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBATISTA, Márcia-
Autor(es): dc.contributor.authorLUCAS, Lucken Bueno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-25T12:55:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-25T12:55:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
identificador: dc.identifier.otherMarcia Batista_CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721917-
Resumo: dc.description.abstractNeste Produto Educacional, apresentamos uma proposta de um curso de formação continuada/em serviço voltado à professores do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) acerca da temática “avaliação escolar”. A ideia da pesquisa surgiu a partir da nossa observação cotidiana – enquanto integrantes de equipe pedagógica escolar – das dificuldades dos professores do Ensino Fundamental no que diz respeito ao processo de avaliação da aprendizagem de seus alunos, visto que as escolas aplicam um juízo de valor mais quantitativo para a tomada de decisões em relação a esse processo. Nessa perspectiva, a avaliação restringe-se a uma prática seletiva e classificatória, revelando lacunas da formação dos professores em relação a aspectos gerais, como concepção de avaliação, organização da avaliação, elaboração de instrumentos avaliativos, estabelecimentos de critérios avaliativos, revisão e tomada de decisões baseadas nos resultados apresentados. Com base nesses esclarecimentos, organizamos este Produto Educacional, um curso de extensão intitulado “Curso de Formação Docente: Axiologia Relacional Pedagógica como Proposta para a Avaliação em Fases no Ensino Fundamental”. Nosso intuito é mobilizar a discussão em torno da temática, bem como oferecer subsídios para que os docentes participantes não apenas conheçam novos conceitos avaliativos, mas também os utilizem em sua prática profissional. O formato de curso de extensão se fundamenta em publicações da Área de Ensino, como o próprio Documento Orientador de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), que diz: Para os cursos de Mestrado e Doutorado Profissional, destaca-se a produção técnica/tecnológica na Área de Ensino, entendida como produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais. (BRASIL, 2019, p. 10). Além disso, ao tratar da tipificação de Produtos Técnico-Tecnológicos, a Ficha de Avaliação do Quadriênio 2017-2020 define: “Curso de Formação Profissional: atividade de capacitação criada, atividade de capacitação organizada, cursos, oficinas, entre outros” (BRASIL, 2020, p. 13). Pensando na formação continuada/em serviço de professores e enfatizando a importância da base axiológica para melhor compreender o processo avaliativo, é pertinente refletir sobre a renovação dos saberes pedagógicos dos professores (TARDIF, 2014), no que se refere à avaliação da aprendizagem, sua prática avaliativa e sua percepção do processo avaliativo. Assim, objetivamos contribuir para a formação continuada de professores que atuam no Ensino Fundamental, com ênfase na avaliação da aprendizagem, tomando como exemplar temático o procedimento avaliativo denominado “avaliação em fases” na perspectiva da Axiologia Relacional Pedagógica (ARP) (LUCAS, 2014), com o propósito de aperfeiçoar a prática pedagógica dos professores participantes. Destacamos que, as ações pedagógicas que auxiliam esse curso estão em conformidade com os indicativos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) acerca de Produtos Educacionais a serem desenvolvidos em um curso de Mestrado Profissional. Logo, ao mesmo tempo em que compreende uma proposta formativa aos participantes como parte de sua formação continuada/em serviço, ele também se constitui como a Produção Técnica Educacional de nossa investigação e pode ser adaptado e implementado em outros contextos. Face ao exposto, torna-se necessário discutir a avaliação da aprendizagem no contexto escolar. Então, nada mais pertinente do que abordar o assunto durante uma intervenção formativa junto a professores atuantes, suscitando reflexões daquilo que é disseminado no campo da pesquisa em Ensino e que pode enriquecer a prática avaliativa, a fim de que esses profissionais ampliem seus conhecimentos sobre esse importante componente da prática educativa. O Produto Técnico Educacional apresentado neste documento é parte integrante da Dissertação de Mestrado intitulada “Axiologia Relacional Pedagógica como Fundamento para a Avaliação em Fases”, disponível eletronicamente em https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes/ppgen-dissertacoes-defendidas-5-turma-2020-2021. Para maiores informações, entre em contato conosco pelo e-mail: marciabatistaleo@gmail.com. Em relação ao exemplar temático do curso, a “avaliação em fases”, defendemos que ela possibilita aos professores, e ao mesmo tempo aos alunos, a análise de suas ações pedagógicas e didáticas, respectivamente, regulando-as e viabilizando a emissão de diferentes juízos de valor sobre elas. Para a organização de nossa proposta formativa, levamos em consideração a fundamentação teórica da Dissertação. Além disso, durante o curso de extensão, aprofundamos nossos argumentos nos estudos dos autores citados, pois entendemos que oportunizamos novas e diferentes reflexões sobre a temática em foco. O curso de extensão foi organizado em módulos com objetivos e atividades específicas, voltadas à abordagem integral da avaliação em fases segundo pressupostos da ARP de Lucas (2014). Na Dissertação que acompanha esta Produção Técnica Educacional, após aplicação do curso e defesa da pesquisa, os participantes e leitores encontrarão detalhes de todo o percurso investigativo, desde as revisões bibliográficas até a sistematização do produto educacional, a aplicação do curso e a análise dos dados coletados. Considerando as perspectivas teóricas envolvidas na pesquisa, delineamos a questão que norteou nosso itinerário investigativo: Quais valores relacionais podem ser evidenciados em um curso de formação continuada/em serviço de professores, pautado na compreensão axiológica da avaliação em fases, no âmbito do Ensino Fundamental? Para responder a essa questão, delineamos como objetivo geral: investigar possíveis contribuições da Axiologia Relacional Pedagógica em uma proposta de formação continuada/em serviço de professores do Ensino Fundamental, tendo como suporte a avaliação em fases para entender o processo da avaliação da aprendizagem. Assim, constituímos os seguintes objetivos específicos:  Discutir a pertinência de cuidados didáticos e pedagógicos antes, durante e após o processo avaliativo em sala de aula;  Propiciar discussões acerca da importância de se considerar concepções, procedimentos e critérios a serem utilizados na avaliação da aprendizagem, com foco na avaliação em fases;  Apresentar aos professores noções teóricas sobre Axiologia Educacional e avaliação em fases, sobretudo, no âmbito da ARP enquanto guia epistêmico para a compreensão do processo avaliativo (no que diz respeito ao juízo de valor sobre as atividades dos alunos);  Avaliar o curso com base na ARP, apresentando suas possíveis contribuições e limitações por meio de feedbacks dos professores; Em sua aplicação, o curso foi organizado em oito encontros, via plataforma Google Meet, com atividades síncronas e assíncronas, durante os meses de abril e maio de 2022. Optamos pela participação de professores do Ensino Fundamental por ser este o nosso campo de atuação enquanto integrantes de equipe pedagógica. Além disso, consideramos, ao longo de vários anos, uma expressiva demanda formativa sobre a temática da avaliação por parte dos colegas professores. As inscrições foram realizadas via formulário eletrônico, para um grupo de até 25 professores, com certificação emitida pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP), com uma carga horária de 40 horas, distribuídas em 24 horas síncronas e 16 horas de atividades remotas assíncronas. Em função das leituras que deveriam ser realizadas previamente pelos participantes, referentes aos conteúdos a serem abordados no curso, foi instituída uma sala de aula on-line denominada “Sala de Avaliação em Fases Orientada com Aporte Axiológico”, tendo como suporte o ambiente Google Classroom. Para acessar a sala de aula, o professor participante deveria ter uma conta pessoal no Gmail e poderia, ainda, acessar um tutorial informativo sobre o Google Classroom. A seguir, apresentamos uma síntese dos subsídios teórico-metodológicos que fundamentaram nosso curso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,10 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAxiologia Relacional Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada/em Serviço de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação em Fasespt_BR
Título: dc.titleCURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: AXIOLOGIA RELACIONAL PEDAGÓGICA COMO PROPOSTA PARA A AVALIAÇÃO EM FASES NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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