Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NUNES, Agnaldo Batista | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Rudolph dos Santos Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DAMIN, Willian | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-24T18:29:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-24T18:29:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Agnaldo Batista Nunes - Caderno de atividades de estatistica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721863 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Para atender às necessidades da sociedade, impulsionada pelos avanços tecnológicos e científicos, a escola precisa focar cada vez mais nos conhecimentos que permitam a formação plena do indíviduo. O conhecimento estatístico é fundamental para essa formação, pois ele ajuda a comprender e a pensar de uma forma mais crítica, permitindo que o indivíduo possa questionar a realidade, de modo que seja capaz de participar ativamente na sociedade exercendo sua cidadania, como na pandemia do COVID 191, onde percebeu-se a importância do domínio de habilidades estatísticas para a compreensão dos dados, análise de padrões e a leitura de gráficos a fim de lidar com simulações e projeções para a tomada de decisões. Na Educação Básica o ensino da Estatística ganhou força a partir da implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), no Paraná nas Diretrizes Curriculares (PARANÁ, 2008) e nas Competências e Habilidades da Matriz de Referência para o ENEM (BRASIL, 2017) e, por último, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017. No Ensino Superior a Estatística está presente em vários cursos de graduação com o objetivo de desenvolver a capacidade de interpretação e análise crítica dos dados, a fim de subsidiar a tomada de decisão e utilizando-se adequadamente das ferramentas estatísticas. A fim de romper com a cultura determinística vigente nas aulas regulares na Educação Básica, dando ênfase ao ensino e à aprendizagem de Estatística, valorizando uma postura investigativa, reflexiva e crítica, surgiu a Educação Estatística (LOPES; COUTINHO; ALMOULOUD, 2010). A Educação Estatística (EE) no Ensino Superior contibuiu para o desenvolvimento das competências de letramento, raciocínio e pensamento e fazem com que os alunos sejam capazes de ler, intepretar, questionar e tomar decisões, o que contribui para torná-los cidadãos críticos e com maior atuação social. A proposta tem como objetivo, a partir da Educação Estatística Crítica, buscar o desenvolvimento de competências estatísticas (Letramento, Raciocínio e Pensamento) por meio de atividades que contemplem conteúdos estatísticos, de modo a tornar o aluno um cidadão com postura crítica e reflexiva em relação a problemas reais, engajados na responsabilidade social. Nessa direção, as atividades abordam os conhecimentos estatísticos dos estudantes acerca da média, mediana, desvio padrão e Box Plot, assim como a análise e interpretação de gráficos estatísticos, conduzindo-os à reflexão, discussão e análise crítica dos resultados, levando em consideração as habilidades e limitações estatísticas deles. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,01 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Estatística | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Competências Estatísticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Estatística Crítica | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DE ATIVIDADES DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESTATÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Agnaldo Batista Nunes - Caderno de atividades de estatistica.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721863/2/Agnaldo Batista Nunes - Caderno de atividades de estatistica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons