CADERNO DE ATIVIDADES DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESTATÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, Agnaldo Batista-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Rudolph dos Santos Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorDAMIN, Willian-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-24T18:29:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-24T18:29:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-24-
identificador: dc.identifier.otherAgnaldo Batista Nunes - Caderno de atividades de estatisticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721863-
Resumo: dc.description.abstractPara atender às necessidades da sociedade, impulsionada pelos avanços tecnológicos e científicos, a escola precisa focar cada vez mais nos conhecimentos que permitam a formação plena do indíviduo. O conhecimento estatístico é fundamental para essa formação, pois ele ajuda a comprender e a pensar de uma forma mais crítica, permitindo que o indivíduo possa questionar a realidade, de modo que seja capaz de participar ativamente na sociedade exercendo sua cidadania, como na pandemia do COVID 191, onde percebeu-se a importância do domínio de habilidades estatísticas para a compreensão dos dados, análise de padrões e a leitura de gráficos a fim de lidar com simulações e projeções para a tomada de decisões. Na Educação Básica o ensino da Estatística ganhou força a partir da implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), no Paraná nas Diretrizes Curriculares (PARANÁ, 2008) e nas Competências e Habilidades da Matriz de Referência para o ENEM (BRASIL, 2017) e, por último, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017. No Ensino Superior a Estatística está presente em vários cursos de graduação com o objetivo de desenvolver a capacidade de interpretação e análise crítica dos dados, a fim de subsidiar a tomada de decisão e utilizando-se adequadamente das ferramentas estatísticas. A fim de romper com a cultura determinística vigente nas aulas regulares na Educação Básica, dando ênfase ao ensino e à aprendizagem de Estatística, valorizando uma postura investigativa, reflexiva e crítica, surgiu a Educação Estatística (LOPES; COUTINHO; ALMOULOUD, 2010). A Educação Estatística (EE) no Ensino Superior contibuiu para o desenvolvimento das competências de letramento, raciocínio e pensamento e fazem com que os alunos sejam capazes de ler, intepretar, questionar e tomar decisões, o que contribui para torná-los cidadãos críticos e com maior atuação social. A proposta tem como objetivo, a partir da Educação Estatística Crítica, buscar o desenvolvimento de competências estatísticas (Letramento, Raciocínio e Pensamento) por meio de atividades que contemplem conteúdos estatísticos, de modo a tornar o aluno um cidadão com postura crítica e reflexiva em relação a problemas reais, engajados na responsabilidade social. Nessa direção, as atividades abordam os conhecimentos estatísticos dos estudantes acerca da média, mediana, desvio padrão e Box Plot, assim como a análise e interpretação de gráficos estatísticos, conduzindo-os à reflexão, discussão e análise crítica dos resultados, levando em consideração as habilidades e limitações estatísticas deles.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,01 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompetências Estatísticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Estatística Críticapt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE ATIVIDADES DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESTATÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons