Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Adelcio Machado dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-22T17:15:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-22T17:15:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721802 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este volume compila estudos efetuados no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), práxis da orientação. Vale trazer à colação que se trata de programa interdisciplinar, com todos os consectários. A pesquisa demonstra e enseja o debate e instigar a criatividade para a construção de um modelo de pesquisa que englobe um entendimento sistêmico das organizações e sistemas produtivos. De outro vértice, faz-se mister esforço de conciliação do ensino com a pesquisa, possibilitando, destarte, a ampliação das ideias e teorias de uma área de conhecimento para outros, a partir de uma perspectiva mais ampla. Por outro lado, há uma grande pressão para a definição de métodos que consigam lidar com a complexidade crescente dos problemas a serem resolvidos. A abordagem sistêmica oferece uma simplificação, a partir da compreensão e atenuação da complexidade, assegurando que os subsistemas trabalhem juntos e contribuam, de uma maneira geral, aos objetivos do sistema como um todo. Todavia, notam-se dificuldades para sua consecução, requerendo que as unidades de decisão estejam integradas para lidar com o problema comum independentemente de sua organização formal, o que significa a otimização do sistema como um todo, sem levar em consideração a descentralização de seus subsistemas. Por sua vez, a aprendizagem não pode ser desvinculada da “performance”. Os indícios de que um coletivo está aprendendo são bem mais sutis e difíceis de mensurar que os indicadores de desempenho. Observa-se cada vez mais a necessidade de incremento nas metodologias de ensino em uma nova era de conhecimento, com novas tecnologias surgindo a cada instante. Outrossim, a aprendizagem, destarte, adquire significado muito mais amplo do que apenas internalização e informação. Trata-se de verídica mutação de mentalidade, a qual pode capacitar as organizações a criarem seu próprio futuro, a partir da implementação da pesquisa. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | Desenvolvimento e sociedade: produção da jornada (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
desenvolvimento-e-sociedade-producao-da-jornada.pdf | 5,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721802/1/desenvolvimento-e-sociedade-producao-da-jornada.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: