Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jeferson Junio Batista | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Matos, Fabiana Fiorezi de Marco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-16T19:19:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-16T19:19:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Jeferson Junio Batista Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721669 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Como parte das exigências para conclusão de mestrados profissionais é solicitado o desenvolvimento de um produto educacional que permita o entendimento e apropriação das ideias, possibilitando sua replicação ou releitura por professores da educação básica. Por esse motivo pensou-se em desenvolver algo que contribuísse com a apropriação dos conhecimentos produzidos pelo GICEM durante sua atuação, tanto por professores, quanto por estudantes. Esse meio deveria servir também de divulgação das ações do grupo. A escolha do site como produto educacional se deu pelo fato de que essa ferramenta integraria todas as outras ferramentas, permitindo que fossem disponibilizadas as produções dos estudantes e professores do GICEM, além do próprio histórico de constituição do grupo. O papel do professor na construção dessa ferramenta foi a de orientador e editor, indicando melhorias que poderiam ser realizadas e realizando as atualizações nos acervos de trabalhos. A base do conhecimento científico são as perguntas levantadas junto às observações realizadas no meio, a curiosidade. Nesse sentido, entende-se que o trabalho de iniciação científica com estudantes da educação básica pode contribuir para que tenham contato com aspectos da pesquisa acadêmica, tendo por o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, a apropriação de conhecimentos em diversas outras áreas do conhecimento, além de valorizar o trabalho colaborativo, ou seja, o desenvolvimento do próprio pensamento teórico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 647 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | iniciação científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Atividade | pt_BR |
Título: dc.title | Produto Educativo: site educacional do Grupo de Iniciação Científica Júnior em Ciências e Matemática (GICEM) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Jeferson Junio Batista Silva.pdf | Produto Educacional - Jeferson Junio Batista Silva | 647,66 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721669/2/Produto Educacional - Jeferson Junio Batista Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons