História da Tabela Periódica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEspir, Iago Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Deividi Márcio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-16T18:55:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-16T18:55:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Iago Ferreira Espirpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721668-
Resumo: dc.description.abstractEsta sequência didática que está em suas mãos é fruto da dissertação de mestrado Proposta de Ensino de Tabela Periódica:Uma Abordagem Alternativa a Partir da História da Ciência, como pré-requisito do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia – PPGECMUFU para o autor alcançar o título de mestre em ensino de ciências. O tema central, como o caro leitor perceberá, é o desenvolvimento histórico da Lei Periódica, abordando o conteúdo geralmente trabalhado nos 1º anos do Ensino Médio sob o título Tabela Periódica por um viés histórico. O momento de realização deste trabalho foi logo após as comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica (International Year of Periodic Table of Chemical Elements, em inglês, tendo como sigla IYPT 2019) 1, em 2019, um evento proclamado pela UNESCO em parceria com a International Union of Pure and Applied Chemistry – IUPAC. As aulas focam nos seguintes tópicos: explicar o contexto histórico da construção do instrumento, discutir o surgimento da ideia de periodicidade, os muitos trabalhos que surgiram que contribuíram para a formação da TP, discutir o surgimento da ideia de Lei Periódica e mostrar a TP atualmente utilizada. Com essa abordagem histórica acredita-se que os alunos terão uma visão mais crítica e contextualizada da construção da Tabela Periódica, bem como do uso deste instrumento. Além disso, os estudantes terão melhor visão da natureza da Ciência, isto é, da forma como se fez e se faz Ciência, e dos cientistas também, entendendo que são seres humanos tão influenciados por seus contextos histórico, político e social quanto qualquer um de nós. A estrutura desta SD é de 6 aulas, divididas em 3 semanas (no contexto de Minas Gerais as escolas têm 2 aulas de Química por semana), trabalhando os objetivos por meio de textos, tabelas e outras atividades. Damos a sugestão de usar os textos da SD que fazem a abordagem histórica por meio de leituras com os alunos seguidos de discussões dos textos, onde nessas discussões o/a professor/a destaca os pontos importantes junto aos alunos. De qualquer forma, esta SD é uma base, não necessariamente um guia a ser seguido à risca; logo, onde você, caro leitor, achar necessário, vale o esforço de adaptação do aqui proposto para a realidade da sua sala de aula. De qualquer forma, esta SD traz, além dos textos, desenhos de várias versões de tabelas dos muitos cientistas que trabalharam com isso e outras dicas de leitura para deixarem suas aulas mais ricas e que envolvam mais os estudantes para a discussão do conteúdo. Espero que esta sequência possa ser útil em suas aulas e desde já agradeço pelo tempo dedicado a pelo menos estudar este material. Boas aulas!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent833 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecthistória da químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttabela periódicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmaterial de apoiopt_BR
Título: dc.titleHistória da Tabela Periódicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons