Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Sérgio Henrique dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-16T12:37:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-16T12:37:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro brincando com a química 2018 editado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721662 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este projeto de pesquisa está inserido na linha dos trabalhos que buscam compreender a conjunção entre a Educação Profissional e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) ou Project-Based Learning (PBL). Optou-se por utilizar o método misto de estudo (quantitativa e qualitativa), de acordo com Creswell (2017). Seu objetivo visa comparar os resultados alcançados no processo de ensino e aprendizagem entre a ABP e o ensino tradicional e se é possível aplicar a metodologia de projetos ao ensino de química em turmas de primeira série do ensino médio profissionalizante em administração em um Colégio Estadual da zona oeste do Estado do Rio de Janeiro. Envolve uma revisão de literatura sobre a ABP e um estudo de caso na Unidade Escolar, com coleta de dados por análise de documentos e observação participante. Um dos produtos resultante das atividades dos alunos no curso é um livro de contos infantis (Brincando com a Química), expondo uma abordagem científica. A combinação entre um projeto interdisciplinar e metodologias ativas gera, dentre outros resultados, a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem por parte dos alunos e sua preparação adequada para o mercado de trabalho. Os resultados são descritos neste estudo e as conclusões demonstraram que o processo mostrou alunos com bom domínio dos assuntos aplicados ao projeto colocando-os a favor desse novo modelo de aprendizagem, pois além de descontrair facilita compreender os conteúdos curriculares aplicados a disciplina de química. Neste contexto, a conciliação entre a metodologia da aprendizagem baseada em projetos e à formação profissional podem gerar práticas docentes inovadoras, superando limitações dos modelos tradicionais de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 518KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PBL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de aprendizagem colaborativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino tradicional x ensino progressista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mostra brasileira de foguetes | pt_BR |
Título: dc.title | Brincando com a química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química Geral | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro brincando com a química 2018 editado.pdf | 518,15 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721662/2/Livro brincando com a química 2018 editado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons