Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Rayane Diniz dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PIUMBINI, Cleiton Kenup | - |
Autor(es): dc.contributor.author | EVANGELISTA, Robson Leone | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-15T16:54:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-15T16:54:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | ESTUDO DOS GASES E DO PLASMA ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721617 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta uma Sequência Didática (SD) para o estudo das transformações gasosas e o plasma. Esta SD é baseada no ensino híbrido e utiliza um conjunto de metodologias tais como Rotação por estação e a metodologia Predizer, Observar e Explicar (POE). A aplicação do produto foi feita em uma turma do 2° ano do Ensino Médio, da rede privada, do município de Cariacica, durante o período de pandemia da Covid-19. No início, aplicamos para os alunos um questionário prévio visando efetuar uma análise diagnóstica sobre os conhecimentos relativos aos gases e suas variáveis de estado. Em seguida, realizamos intervenções em sala de aula utilizando atividades de leitura, simulação e a metodologia POE. Nos últimos encontros realizamos duas atividades empregando a metodologia de rotação por estação, uma para abordar as transformações gasosas e outra para realizar o estudo do plasma. Encerramos a SD com um questionário final para comparar os indícios de aprendizagem apresentados pelos alunos após a aplicação do produto educacional. Ao compararmos o questionário prévio e o final, identificamos alguns indícios de aprendizagem, demonstrando que o estudo das transformações gasosas e do plasma utilizando o ensino híbrido é possível e permite a criação de aulas mais dinâmica e proporciona um ambiente que incentiva a autonomia por parte dos alunos durante o seu processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 906 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gases | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Plasma | pt_BR |
Título: dc.title | Estudo dos gases e do plasma através do ensino híbrido | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ESTUDO DOS GASES E DO PLASMA ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO.pdf | 906,88 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721617/2/ESTUDO DOS GASES E DO PLASMA ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons