Estudo dos gases e do plasma através do ensino híbrido

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacicapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Rayane Diniz dos-
Autor(es): dc.contributor.authorPIUMBINI, Cleiton Kenup-
Autor(es): dc.contributor.authorEVANGELISTA, Robson Leone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-15T16:54:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-15T16:54:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherESTUDO DOS GASES E DO PLASMA ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721617-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta uma Sequência Didática (SD) para o estudo das transformações gasosas e o plasma. Esta SD é baseada no ensino híbrido e utiliza um conjunto de metodologias tais como Rotação por estação e a metodologia Predizer, Observar e Explicar (POE). A aplicação do produto foi feita em uma turma do 2° ano do Ensino Médio, da rede privada, do município de Cariacica, durante o período de pandemia da Covid-19. No início, aplicamos para os alunos um questionário prévio visando efetuar uma análise diagnóstica sobre os conhecimentos relativos aos gases e suas variáveis de estado. Em seguida, realizamos intervenções em sala de aula utilizando atividades de leitura, simulação e a metodologia POE. Nos últimos encontros realizamos duas atividades empregando a metodologia de rotação por estação, uma para abordar as transformações gasosas e outra para realizar o estudo do plasma. Encerramos a SD com um questionário final para comparar os indícios de aprendizagem apresentados pelos alunos após a aplicação do produto educacional. Ao compararmos o questionário prévio e o final, identificamos alguns indícios de aprendizagem, demonstrando que o estudo das transformações gasosas e do plasma utilizando o ensino híbrido é possível e permite a criação de aulas mais dinâmica e proporciona um ambiente que incentiva a autonomia por parte dos alunos durante o seu processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent906 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino híbridopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGasespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlasmapt_BR
Título: dc.titleEstudo dos gases e do plasma através do ensino híbridopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons