Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Franciscana e Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lutz, Mauricio Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leivas, José Carlos Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-14T23:13:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-14T23:13:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | EBOOK - GEOMETRIA FRACTAL COM APOIO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E DA TECNOLOGIA DIGITAL - TERRIED 2023.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721561 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book originou-se a partir da pesquisa de doutorado de Maurício Ramos Lutz, orientada por José Carlos Pinto Leivas e realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Franciscana (UFN) – Santa Maria/RS (para acessar a tese na integra acesse o link abaixo e pesquise pelo nome do autor ou pelo título “Possibilidade de inserção da Geometria Fractal na licenciatura em Matemática do IFFar”. <http://www.tede.ufn.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/903>). O desenvolvimento deste e-book está estruturado em seis capítulos. O Capítulo 1 relata o estudo sobre os fractais, iniciando com a conceituação de fractal, passando pelos tipos, bem como trazendo os clássicos e seus precursores. Depois mostramos como é determinada a dimensão fractal. O Capítulo 2 traz um estudo resumido sobre os Registros de Representação Semiótica (RRS) utilizados como aporte teórico para esse trabalho. No Capítulo 3, abordamos sobre as Tecnologias Digitais (TD) empregadas no ensino de Matemática, o que auxiliou como recurso metodológico para esta pesquisa. Já no Capítulo 4, apresentamos os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa, relatando sobre sua natureza; o contexto em que foi realizada e os investigados; as atividades propostas e os instrumentos de coleta de dados. Finalizamos tratando sobre os procedimentos de análise. O Capítulo 5 apresentamos as análises e discussões das atividades realizadas pelos acadêmicos, fazendo a interlocução do referencial teórico (RRS) com os dados empíricos, perpassando pelo pré-teste e pós-teste, bem como cada uma das quatro oficinas desenvolvidas. O Capítulo 6 foi dedicado às considerações finais, no qual realizamos uma retomada de todo o trabalho e apresentamos algumas conclusões. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Fractal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Registros de Representação Semiótica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
Título: dc.title | Geometria Fractal com o apoio dos Registros de Representação Semiótica e da Tecnologia Educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons