Geometria Fractal com o apoio dos Registros de Representação Semiótica e da Tecnologia Educacional

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Franciscana e Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegretept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLutz, Mauricio Ramos-
Autor(es): dc.contributor.authorLeivas, José Carlos Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-14T23:13:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-14T23:13:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-14-
identificador: dc.identifier.otherEBOOK - GEOMETRIA FRACTAL COM APOIO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E DA TECNOLOGIA DIGITAL - TERRIED 2023.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721561-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book originou-se a partir da pesquisa de doutorado de Maurício Ramos Lutz, orientada por José Carlos Pinto Leivas e realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Franciscana (UFN) – Santa Maria/RS (para acessar a tese na integra acesse o link abaixo e pesquise pelo nome do autor ou pelo título “Possibilidade de inserção da Geometria Fractal na licenciatura em Matemática do IFFar”. <http://www.tede.ufn.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/903>). O desenvolvimento deste e-book está estruturado em seis capítulos. O Capítulo 1 relata o estudo sobre os fractais, iniciando com a conceituação de fractal, passando pelos tipos, bem como trazendo os clássicos e seus precursores. Depois mostramos como é determinada a dimensão fractal. O Capítulo 2 traz um estudo resumido sobre os Registros de Representação Semiótica (RRS) utilizados como aporte teórico para esse trabalho. No Capítulo 3, abordamos sobre as Tecnologias Digitais (TD) empregadas no ensino de Matemática, o que auxiliou como recurso metodológico para esta pesquisa. Já no Capítulo 4, apresentamos os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa, relatando sobre sua natureza; o contexto em que foi realizada e os investigados; as atividades propostas e os instrumentos de coleta de dados. Finalizamos tratando sobre os procedimentos de análise. O Capítulo 5 apresentamos as análises e discussões das atividades realizadas pelos acadêmicos, fazendo a interlocução do referencial teórico (RRS) com os dados empíricos, perpassando pelo pré-teste e pós-teste, bem como cada uma das quatro oficinas desenvolvidas. O Capítulo 6 foi dedicado às considerações finais, no qual realizamos uma retomada de todo o trabalho e apresentamos algumas conclusões.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Fractalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRegistros de Representação Semióticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
Título: dc.titleGeometria Fractal com o apoio dos Registros de Representação Semiótica e da Tecnologia Educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Matemáticapt_BR
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