Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | MENDES, MARIA BARBOSA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MANUEL, TUCA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-14T14:22:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-14T14:22:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-10 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721510 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Concerns about the quality of universities have suggested to the Angolan State and Universities institutions (Universities) institutional responses aimed at making the institutions' mission compatible with national and global public expectations. The present study, based on a bibliographic review and document analysis, represented by the legislation on the subject, aims to generate an understanding of national efforts to guarantee the quality of the performance of universities. For this purpose, two guiding questions were raised: (i) what theoretical-normative elements configure the quality assurance mechanisms in Universities in Angola? (ii) what is the level of sufficiency of regulatory devices for quality assurance? It appears that the determinism of procedures influenced by bureaucratic rationalism has not been sufficient to collect the plan of intentions to the contextual reality. Resorting to the establishment of a quality management system (QMS) was another institutional response to the consubstantiation of universities management policies, requiring, however, a continued assimilation by the actors rather than the expectation of a spontaneous acquisition. This also requires the integration of admission procedures and evaluation of teaching performance, in the set of institutionalized devices for gauging the quality of the performance of universities. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | evaluation | pt_BR |
Título: dc.title | UNIVERSITIES MANAGEMENT POLICIES IN ANGOLA: NATIONAL QUALITY SYSTEM (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: