A potential questionnaire for probing students self-efficacy and self-regulation processes in music sight-reading (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES, ALEXANDRE-
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, ROSANE CARDOSO DE-
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA, REGINA ANTUNES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-14T13:45:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-14T13:45:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-10-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721491-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi avaliar a potencialidade de um questionário para verificar a autoeficácia e os processos de autorregulação na leitura musical à primeira vista (LMPV), de estudantes brasileiros de graduação em música que possuem a disciplina de leitura musical à primeira vista em seu currículo. Foi utilizado um questionário contendo quatro dimensões sobre construtos motivacionais: (i) Crenças sobre a aquisição da leitura à primeira vista como habilidade musical; (ii) Motivação para praticar LMPV; (iii) Crenças de autoeficácia sobre as capacidades para LMPV; (iv) Autorregulação para gestão da LMPV. Inicialmente, um questionário preliminar de LMPV foi respondido por 22 estudantes de uma universidade do sul do Brasil. Em seguida, outros 37 alunos de outras duas universidades do Sul do Brasil respondem à versão final do instrumento de coleta de dados. O questionário revisado foi testado, monitorado por ferramentas estatísticas e avaliado em termos de coerência interna, correlações e confiabilidade enquanto instrumento de medida. Esses resultados exploratórios mostraram que o questionário proposto tem o potencial de fornecer evidências de autoeficácia e autorregulação no contexto investigado da leitura musical à primeira vista. Mais estudos são necessários para avaliar a potencialidade desta ferramenta em outros contextos de educação musical.pt_BR
Idioma: dc.language.isoenpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem musicalpt_BR
Título: dc.titleA potential questionnaire for probing students self-efficacy and self-regulation processes in music sight-reading (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais