
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | GONÇALVES, ALEXANDRE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, ROSANE CARDOSO DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | TEIXEIRA, REGINA ANTUNES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-14T13:45:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-14T13:45:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-10 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721491 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi avaliar a potencialidade de um questionário para verificar a autoeficácia e os processos de autorregulação na leitura musical à primeira vista (LMPV), de estudantes brasileiros de graduação em música que possuem a disciplina de leitura musical à primeira vista em seu currículo. Foi utilizado um questionário contendo quatro dimensões sobre construtos motivacionais: (i) Crenças sobre a aquisição da leitura à primeira vista como habilidade musical; (ii) Motivação para praticar LMPV; (iii) Crenças de autoeficácia sobre as capacidades para LMPV; (iv) Autorregulação para gestão da LMPV. Inicialmente, um questionário preliminar de LMPV foi respondido por 22 estudantes de uma universidade do sul do Brasil. Em seguida, outros 37 alunos de outras duas universidades do Sul do Brasil respondem à versão final do instrumento de coleta de dados. O questionário revisado foi testado, monitorado por ferramentas estatísticas e avaliado em termos de coerência interna, correlações e confiabilidade enquanto instrumento de medida. Esses resultados exploratórios mostraram que o questionário proposto tem o potencial de fornecer evidências de autoeficácia e autorregulação no contexto investigado da leitura musical à primeira vista. Mais estudos são necessários para avaliar a potencialidade desta ferramenta em outros contextos de educação musical. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem musical | pt_BR |
| Título: dc.title | A potential questionnaire for probing students self-efficacy and self-regulation processes in music sight-reading (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| a-potential-questionnaire-for-probing-students-self-.pdf | 831,41 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721491/1/a-potential-questionnaire-for-probing-students-self-.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: