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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | BAIENSE, ANA ELENA DOS SANTOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-13T14:04:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-13T14:04:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-09 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721446 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Famílias e escolas são dois dos ambientes centrais na vida das crianças. Sua colaboração é, portanto, vista como um fator importante na educação, com alto impacto nos resultados de aprendizagem, motivação e saúde. No entanto, há consenso de que esta relação apresenta tensões potenciais na parceria educacional, pois diferentes opiniões e expectativas sobre objetivos, competências e papéis na educação podem resultar em conflitos. Uma boa colaboração entre escolas e famílias pode criar um ambiente que promove o bem-estar emocional dos alunos, bem como suas habilidades acadêmicas. O impacto positivo desta parceria contribui para a implementação de uma escola inclusiva e saudável, que propicia o desenvolvimento de habilidades sociais dos alunos e a promoção de uma sociedade mais inclusiva. As bases para o sucesso acadêmico começam na primeira infância e são desenvolvidas durante todos os anos de escolaridade. Por outro lado, os padrões de fracasso e desengajamento também começam cedo. Por exemplo, é provável que leitores com dificuldades continuem a enfrentar desafios contínuos ao longo de sua escolaridade, se não forem apoiados no início de seu desenvolvimento. Palavras Iniciais Quando escolas, pais, famílias e comunidade trabalham juntos, o aluno é capaz de obter notas mais altas, frequentar a escola com mais regularidade e estar mais motivado. Isso se aplica a todos os estudantes. A parceria família-escola é uma responsabilidade compartilhada e um processo recíproco pelo qual as escolas envolvem as famílias de maneira significativa e culturalmente apropriada, e as famílias tomam a iniciativa de apoiar ativamente o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus filhos. Nesse sentido, as escolas devem se esforçar para ouvir os pais, apoiá-los e garantir que tenham as ferramentas para serem parceiros ativos na experiência escolar dos seus filhos. As parcerias são essenciais para ajudar os alunos a atingirem seu potencial máximo e, embora o envolvimento dos pais sempre tenha sido a pedra angular das escolas públicas, é necessário maior reconhecimento e apoio a esses esforços colaborativos. A família é a primeira escola. A família e a escola são dois mundos que precisam trabalhar juntos para alcançar o desenvolvimento ideal para a criança. A educação inclusiva oferece esperança para as famílias que buscam respostas e assistência em relação ao futuro educacional de seus filhos com deficiência, mas a falta de clareza sobre o que a inclusão implica significa que os pais também têm preocupações que precisam ser abordadas. Assim, nosso desejo ao preparar este material, foi reunir algumas informações e sugestões para as escolas, professores e pais sobre os vários tópicos relacionados ao envolvimento de todos e produzir um guia que fosse prático em sua apresentação e útil para as pessoas. Para tocar corações e mentes, sugerimos algumas atitudes para os pais, professores e escola, entendendo que esta é uma ação que envolve parceria e que somente uma das partes não consegue fornecer essa oportunidade sozinha. Entendemos que não existem 'receitas' para criar um clima escolar propício aos processos inclusivos e a colaboração é o resultado de ações sociais, institucionais e dinâmicas interpessoais caracterizadas pela complexidade. Entretanto, por não haver receitas, é fundamental pensar criativamente, entender os recursos, oportunidades e desafios que existem e estarmos cientes do que pode funcionar. Esperamos que esta leitura possa contribuir para alcançar o verdadeiro sentido da inclusão e oferecer informações e sugestões úteis. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | escola | pt_BR |
| Título: dc.title | Por uma escola inclusiva (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| por-uma-escola-inclusiva.pdf | 31,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721446/1/por-uma-escola-inclusiva.pdfDownload |
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