Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Hugo Leonardo Lopes-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza Júnior, Arlindo José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-12T11:55:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-12T11:55:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Hugo Leonardo Lopes Costapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721378-
Resumo: dc.description.abstractO ensino da Matemática é essencial na construção do conhecimento, pois é a base para muitas resoluções de situações do nosso cotidiano. As práticas de avaliação da aprendizagem escolar ainda se dão a partir de um modelo avaliativo tradicional, que busca emitir um juízo de valor acerca dos resultados alcançados, através de notas ou conceitos. Muitas vezes, o professor se restringe apenas ao que ensina e não desafia, nem se coloca à disposição para o crescimento individual de seus alunos, o que pode limitar as possibilidades destes estudantes. Neste sentindo, se faz necessário buscar novas metodologias que auxiliem o processo de aprendizagem e avaliação, estimulando outras potencialidades dentro da sala de aula, tentando encontrar formas de complementar os modelos tradicionais. Assim, recorrer aos recursos metodológicos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma boa opção, pois estas tecnologias fazem parte da realidade do educando, tendem a ser estratégias que estimulam e são interessantes. A utilização da gamificação como recurso pedagógico faz com que o professor trabalhe com um novo método de ensino. Nessa vertente, busca-se características que visam resgatar o interesse do aluno. Diante do exposto, é perceptível que a substituição de atividades tradicionais por um recurso metodológico de gamificação pode oferecer muitas vantagens ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos, isso em qualquer faixa etária ou nível de aprendizagem, uma vez que a gamificação é moldada segundo o seu público-alvo. Considerando a necessidade de um recurso metodológico em busca de minimizar a dificuldade dos alunos na disciplina de Matemática, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver uma ferramenta, utilizando a gamificação como método de avaliação, com foco na recuperação paralela, abordando conteúdos disciplinares matemáticos ensinados via digital. Uma ferramenta de autoria própria que tenha potencial de despertar o interesse e engajamento do aluno, com o intuito de vir a substituir uma das avaliações de recuperação, abordando os conteúdos e habilidades não alcançadas no decorrer do processopt_BR
Tamanho: dc.format.extent33,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectjogos digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRPGpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de recuperaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfunção afimpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Título: dc.titleProcesso de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPGpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
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