ESTUDO DAS BROMÉLIAS DE UM FRAGMENTO FLORESTAL NO MUNICÍPIO DE UBAÍRA-BA COMO ELEMENTO IDENTITÁRIO E FORMADOR DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, TIAGO ABREU DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-10T00:28:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-10T00:28:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-
identificador: dc.identifier.otherTrabalho de Conclusão de Curso de Licenciaturapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721338-
Resumo: dc.description.abstractComunidades locais constituem um elo com recursos que utilizam para subsistência. Dentre estes, espécies da família Bromeliaceae são aproveitadas, de variadas formas e representam um referencial para a formação da sua identidade. Porém, poucos compreendem a importância ecológica destas plantas no meio ambiente. Este estudo tem como objetivo identificar espécies de Bromeliaceae de um fragmento de Mata Atlântica no município de Ubaíra, Bahia, Brasil e produzir material pedagógico que atenda aos primeiro e segundo tempos formativos da Educação de Jovens e AdultosEJA, a ser utilizado como elemento identitário, contribuindo na compreensão da importância socioambiental desta família vegetal. Materiais botânicos das Bromeliaceae foram coletados, fotografados, herborizados, identificados e inseridos no Herbário do Recôncavo da Bahia. Para coleta de dados etnobotânicos, realizou-se entrevistas semiestruturadas e uso de fotografias das Bromeliaceae coletadas, com pessoas selecionadas por meio da técnica “Snowball”. O levantamento florístico resultou na identificação de 13 espécies, sendo que uma delas foi encaminhada para compor o Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Mandioca e Fruticultura por ser um acesso ainda não conservado por essa instituição. Dados etnobotânicos foram obtidos através de entrevista com 12 pessoas, em sua maioria mulheres (n=8), sendo que nenhum dos participantes concluíram a Educação Básica. A convivência com as plantas forneceu aos entrevistados conhecimento sobre hábitos das Bromeliaceae e à maioria o conceito de que esta família vegetal apenas possui potencial ornamental, sem perceber sua importância ecológica. Desta forma, fica claro a necessidade de ações de conservação das Bromeliaceae na área em estudo em parceria com a comunidade, fortalecendo a identidade local com esta família vegetal. Ao final, um material pedagógico que trata da importância ambiental das bromélias foi produzido e será disponibilizado à Secretaria Municipal de Educação em formato impresso e virtual, para distribuição às escolas que atendam moradores do Povoado de Pindobas, estudantes da EJA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.9MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectConservação Vegetalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEtnobotânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Pedagógicopt_BR
Título: dc.titleESTUDO DAS BROMÉLIAS DE UM FRAGMENTO FLORESTAL NO MUNICÍPIO DE UBAÍRA-BA COMO ELEMENTO IDENTITÁRIO E FORMADOR DE CONCEITOS SOCIOAMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
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