UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS DA MARISCAGEM COM ESTUDANTES DO IF BAIANO CAMPUS VALENÇA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorASSIS, MADIANE SANTOS DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-10T00:13:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-10T00:13:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721337-
Resumo: dc.description.abstractDiante dos inúmeros desafios impostos ao processo educativo na atualidade, dentre eles a permanência do jovem na escola e os elevados índices de reprovação, se faz necessário fortalecer o movimento educativo contra-hegemônico. Nessa perspectiva, encontramos na formação humana integral, pilar da Educação Profissional, caminhos para auxiliar os estudantes a construir conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o exercício da cidadania por meio de uma aprendizagem significativa. No sentido de ir além de abordagens de transmissão e reprodução, novas experiências contribuem com uma educação transformadora ampliando e fortalecendo o debate pedagógico e politico para todos aqueles envolvidos com o processo formativo pautado na formação de cidadãos emancipados socialmente. Assim, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa e natureza exploratória, investigou as implicações de uma Sequência Didática pautada em uma abordagem envolvendo a articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA, com base em Questões Sociocientíficas - QSC, para a formação dos estudantes do curso de Meio Ambiente do Instituto Federal Baiano campus Valença-Ba, visando contemplar pressupostos da formação humana integral por meio da mobilização das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos (CPA). As Questões Sociocientíficas emergem do contexto da abordagem CTSA como propostas de ensino voltadas para o debate das questões cotidianas diretamente relacionadas com aspectos da ciência e tecnologia proporcionando uma aprendizagem prazerosa e contextualizada com a realidade social dos alunos, direcionada para justiça socioambiantal. O produto educacional fruto deste estudo, a sequência didática, foi elaborada a partir dos pressupostos metodológicos e pedagógicos defendidos, por Clemente (2004), Villa e Poblete (2007), Conrado, El-Hani e Nunes-Neto (2019). Durante a coleta de dados que ocorreu em modalidade remota, utilizamo-nos das técnicas de observação e o uso de questionário de validação. A análise e interpretação dos dados empíricos encontram-se em capítulo específico, precedido pela subdivisão do percurso metodológico e dos fundamentos teóricos e metodológicos da QSC. Por fim apresenta-se a avaliação do produto educacional de acordo com a viência dos estudantes. Consideramos que a aplicação da proposta de ensino envolvendo uma QSC foi satisfatória para favorecimento da mobilização das dimensões CPA. Esperamos a partir desta pesquisa, contribuir para avanços em investigações sobre a utilização de QSC na Educação Profissional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuestão Sociocientíficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional; QFormação Humana Integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMariscagempt_BR
Título: dc.titleUMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS DA MARISCAGEM COM ESTUDANTES DO IF BAIANO CAMPUS VALENÇA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
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