Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ASSIS, MADIANE SANTOS DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-10T00:13:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-10T00:13:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721337 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante dos inúmeros desafios impostos ao processo educativo na atualidade, dentre eles a permanência do jovem na escola e os elevados índices de reprovação, se faz necessário fortalecer o movimento educativo contra-hegemônico. Nessa perspectiva, encontramos na formação humana integral, pilar da Educação Profissional, caminhos para auxiliar os estudantes a construir conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o exercício da cidadania por meio de uma aprendizagem significativa. No sentido de ir além de abordagens de transmissão e reprodução, novas experiências contribuem com uma educação transformadora ampliando e fortalecendo o debate pedagógico e politico para todos aqueles envolvidos com o processo formativo pautado na formação de cidadãos emancipados socialmente. Assim, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa e natureza exploratória, investigou as implicações de uma Sequência Didática pautada em uma abordagem envolvendo a articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA, com base em Questões Sociocientíficas - QSC, para a formação dos estudantes do curso de Meio Ambiente do Instituto Federal Baiano campus Valença-Ba, visando contemplar pressupostos da formação humana integral por meio da mobilização das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos (CPA). As Questões Sociocientíficas emergem do contexto da abordagem CTSA como propostas de ensino voltadas para o debate das questões cotidianas diretamente relacionadas com aspectos da ciência e tecnologia proporcionando uma aprendizagem prazerosa e contextualizada com a realidade social dos alunos, direcionada para justiça socioambiantal. O produto educacional fruto deste estudo, a sequência didática, foi elaborada a partir dos pressupostos metodológicos e pedagógicos defendidos, por Clemente (2004), Villa e Poblete (2007), Conrado, El-Hani e Nunes-Neto (2019). Durante a coleta de dados que ocorreu em modalidade remota, utilizamo-nos das técnicas de observação e o uso de questionário de validação. A análise e interpretação dos dados empíricos encontram-se em capítulo específico, precedido pela subdivisão do percurso metodológico e dos fundamentos teóricos e metodológicos da QSC. Por fim apresenta-se a avaliação do produto educacional de acordo com a viência dos estudantes. Consideramos que a aplicação da proposta de ensino envolvendo uma QSC foi satisfatória para favorecimento da mobilização das dimensões CPA. Esperamos a partir desta pesquisa, contribuir para avanços em investigações sobre a utilização de QSC na Educação Profissional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Questão Sociocientífica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional; QFormação Humana Integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mariscagem | pt_BR |
Título: dc.title | UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS DA MARISCAGEM COM ESTUDANTES DO IF BAIANO CAMPUS VALENÇA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Madiane de Assis - anexo Produto Educacional (1).pdf | 5,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721337/2/Dissertação Madiane de Assis - anexo Produto Educacional (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons