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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Marcus Vinícius da Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-10T18:08:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-10T18:08:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Machado de Assis como possibilidade pedagógica para uma educação antirracista no ensino de história | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721327 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo produzir um caderno pedagógico para o 8° ano do Ensino Fundamental, com discussões sobre o fim da escravidão e as questões surgidas nos pós abolicionismo, como a manutenção do racismo. Com o intuito de promover o uso de novas abordagens no Ensino de História, seus conteúdos e conceitos, o caminho escolhido foi explorar a literatura machadiana por meio de quatro gêneros literários: um poema escrito no dia 13 de maio de 1888, um conto redigido dias após a abolição, uma crônica publicada em 1906, assim como sua última obra, o romance "Memorial de Aires". Estas escolhas se deram devido a sua proximidade com o tema da escravidão e por possibilitarem a ampliação e percepção do alunado sobre o processo abolicionista e a sociedade pós-escravista brasileira, ainda presa aos seus valores coloniais. O material sugere propostas para possíveis interpretações destes textos, com atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, visando fomentar nos alunos uma visão crítica sobre o nosso passado escravista e seus reflexos na sociedade contemporânea. Pensando assim, a aula de História se apresenta como espaço onde não apenas é possível construir reflexões sobre o passado, como também permite elaborar questionamentos no presente, fomentando uma educação crítica, antirracista e igualitária. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.246 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escravidão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Machado de Assis | pt_BR |
Título: dc.title | Machado de Assis como possibilidade pedagógica para uma educação antirracista no ensino de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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MARCUS VINÍCIUS DA ROCHA RIBEIRO_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721327/2/MARCUS VINÍCIUS DA ROCHA RIBEIRO_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
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