Machado de Assis como possibilidade pedagógica para uma educação antirracista no ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Marcus Vinícius da Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-10T18:08:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-10T18:08:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherMachado de Assis como possibilidade pedagógica para uma educação antirracista no ensino de históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721327-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo produzir um caderno pedagógico para o 8° ano do Ensino Fundamental, com discussões sobre o fim da escravidão e as questões surgidas nos pós abolicionismo, como a manutenção do racismo. Com o intuito de promover o uso de novas abordagens no Ensino de História, seus conteúdos e conceitos, o caminho escolhido foi explorar a literatura machadiana por meio de quatro gêneros literários: um poema escrito no dia 13 de maio de 1888, um conto redigido dias após a abolição, uma crônica publicada em 1906, assim como sua última obra, o romance "Memorial de Aires". Estas escolhas se deram devido a sua proximidade com o tema da escravidão e por possibilitarem a ampliação e percepção do alunado sobre o processo abolicionista e a sociedade pós-escravista brasileira, ainda presa aos seus valores coloniais. O material sugere propostas para possíveis interpretações destes textos, com atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, visando fomentar nos alunos uma visão crítica sobre o nosso passado escravista e seus reflexos na sociedade contemporânea. Pensando assim, a aula de História se apresenta como espaço onde não apenas é possível construir reflexões sobre o passado, como também permite elaborar questionamentos no presente, fomentando uma educação crítica, antirracista e igualitária.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.246 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscravidãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMachado de Assispt_BR
Título: dc.titleMachado de Assis como possibilidade pedagógica para uma educação antirracista no ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons