POLISSEMIA DA PALAVRA “QUÍMICA”: ANÁLISE DE PEÇAS MIDIÁTICAS.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO LUCIANO, HITALA LANNY-
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira, Hélder Eterno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-09T18:26:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-09T18:26:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Hitala Lanny Araújo Lucianopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721317-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional – fruto da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, a partir de uma análise de conteúdo dos diversos sentidos da palavra “Química” divulgados pelas peças midiáticas, tais como: anúncios e propagandas divulgadas em mídias sociais e em redes sociais. A metodologia utilizada, análise de conteúdo, permite identificação, organização e significação do material analisado, contribuindo para uma apreciação crítica de uma análise qualitativa. Em alguns casos o emprego da palavra Química pode gerar confusões e dificultar a compreensão do real significado da palavra e da própria ciência, bem como induzir relações negativas do termo a danos à saúde e ao meio ambiente. Desta forma, este produto é uma cartilha destinada aos professores, com intuito de proporcionar uma autorreflexão com relação à abordagem da palavra Química em sala de aula, uma ferramenta usada pelos profissionais de ensino a fim de formar estudantes críticos, capazes de interpretar cientificamente o emprego do termo Química divulgado pelas peças midiáticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,20 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectproduto educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpolissemiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectquímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpeças midiáticaspt_BR
Título: dc.titlePOLISSEMIA DA PALAVRA “QUÍMICA”: ANÁLISE DE PEÇAS MIDIÁTICAS.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons