Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Jael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-09T18:03:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-09T18:03:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | IMAGENS NA TRILHA DA HISTÓRIA Fotografias de Negros de Christiano Júnior do Museu Histórico Nacional: possibilidades para o ensino de história | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721310 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresento neste estudo, a análise das imagens da exposição virtual "Fotografias de costumes brasileiros: o negro olhar por trás dos retratos de Christiano Junior" publicizadas pelo Museu Histórico Nacional, para refletir sobre as possibilidades de uso dessas imagens no ensino de história, especialmente nas discussões sobre o tempo na história e sobre a população afro-diaspórica. Nesse sentido, estabelecemos diálogo com autores que estudam a importância das imagens no campo da história como Paulo Knauss (2006), Ana Maria Mauad (2014), Aline Montenegro Magalhães e Maria do Carmo T. Rainho, (2020), bem como os teóricos decoloniais, a exemplo de Aníbal Quijano (2005) Walter D. Mignolo (2017) e Boaventura de Sousa Santos (2008) entre outros. O olhar atento às imagens digitais do negro com a interação do museu levou- me a refletir sobre as apropriações das imagens para serem consideradas recurso didático. Interessei-me em sua utilização para confecção de miniprojeto a partir de sequência de aula-oficina a ser trabalhada com alunos de Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), para facilitar o conhecimento histórico partindo do presente, porém buscando relação de continuidades com o passado. Como resultado, trago a exposição realizada pelos estudantes, que gerou ganho de experiência e aprendizado para a comunidade escolar, bem como o engajamento da turma, como pude notar a partir da execução do miniprojeto: Imagens na trilha da história. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Imagens. Relações étnico-raciais. EJA. Museu. Aula-oficina. Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | IMAGENS NA TRILHA DA HISTÓRIA Fotografias de Negros de Christiano Júnior do Museu Histórico Nacional: possibilidades para o ensino de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Final Jael Oliveira.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721310/2/Dissertação Final Jael Oliveira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons