IMAGENS NA TRILHA DA HISTÓRIA Fotografias de Negros de Christiano Júnior do Museu Histórico Nacional: possibilidades para o ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Jael-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-09T18:03:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-09T18:03:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherIMAGENS NA TRILHA DA HISTÓRIA Fotografias de Negros de Christiano Júnior do Museu Histórico Nacional: possibilidades para o ensino de históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721310-
Resumo: dc.description.abstractApresento neste estudo, a análise das imagens da exposição virtual "Fotografias de costumes brasileiros: o negro olhar por trás dos retratos de Christiano Junior" publicizadas pelo Museu Histórico Nacional, para refletir sobre as possibilidades de uso dessas imagens no ensino de história, especialmente nas discussões sobre o tempo na história e sobre a população afro-diaspórica. Nesse sentido, estabelecemos diálogo com autores que estudam a importância das imagens no campo da história como Paulo Knauss (2006), Ana Maria Mauad (2014), Aline Montenegro Magalhães e Maria do Carmo T. Rainho, (2020), bem como os teóricos decoloniais, a exemplo de Aníbal Quijano (2005) Walter D. Mignolo (2017) e Boaventura de Sousa Santos (2008) entre outros. O olhar atento às imagens digitais do negro com a interação do museu levou- me a refletir sobre as apropriações das imagens para serem consideradas recurso didático. Interessei-me em sua utilização para confecção de miniprojeto a partir de sequência de aula-oficina a ser trabalhada com alunos de Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), para facilitar o conhecimento histórico partindo do presente, porém buscando relação de continuidades com o passado. Como resultado, trago a exposição realizada pelos estudantes, que gerou ganho de experiência e aprendizado para a comunidade escolar, bem como o engajamento da turma, como pude notar a partir da execução do miniprojeto: Imagens na trilha da história.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Imagens. Relações étnico-raciais. EJA. Museu. Aula-oficina. Profhistóriapt_BR
Título: dc.titleIMAGENS NA TRILHA DA HISTÓRIA Fotografias de Negros de Christiano Júnior do Museu Histórico Nacional: possibilidades para o ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons