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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Viviane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-09T17:43:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-09T17:43:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA DECOLONIAL NO PROFHISTÓRIA: o samba- enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2019) na proposta de fanzines | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721309 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da decolonialidade para a reflexão sobre as desigualdades raciais e o racismo visando promover uma proposta de educação antirracista como alternativa à lógica predominante do eurocentrismo. Neste sentido, operamos em fomentar uma discussão sobre a prática do ensino de História que levante as possibilidades de construção de uma educação antirracista tendo como referência os desdobramentos encaminhados pela “virada epistemológica” com base nos estudos decoloniais e a promoção de uma pedagogia decolonial. Para isso, nos propomos em analisar a importância das leis no 10.639/2003 e no 11.645/2008 para o espaço escolar com destaque para os currículos de história para o ensino médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. O samba-enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira de 2019, “História para ninar gente grande”, torna-se a motivação para a elaboração e execução do “Duo de fanzines”, revistas artesanais produzidas pelos discentes da primeira série do ensino médio no sentido de contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino que pensem os efeitos da colonialidade na educação básica. O estudo tem como referência a minha atuação como professora de História no Colégio Estadual Hilton Gama, em São João de Meriti, que integra a rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro no período compreendido entre os anos 2020 e 2022. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória; Decolonialidade; pedagogia decolonial; ensino de História, samba-enredo; Educação antirracista; Fanzine. | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA DECOLONIAL NO PROFHISTÓRIA: o samba- enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2019) na proposta de fanzines | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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SANTOS_VivianeNazario_2022_profHistoria_FINAL_22 (1).pdf | 7,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721309/2/SANTOS_VivianeNazario_2022_profHistoria_FINAL_22 (1).pdfDownload |
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