EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA DECOLONIAL NO PROFHISTÓRIA: o samba- enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2019) na proposta de fanzines

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Viviane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-09T17:43:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-09T17:43:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherEDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA DECOLONIAL NO PROFHISTÓRIA: o samba- enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2019) na proposta de fanzinespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721309-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da decolonialidade para a reflexão sobre as desigualdades raciais e o racismo visando promover uma proposta de educação antirracista como alternativa à lógica predominante do eurocentrismo. Neste sentido, operamos em fomentar uma discussão sobre a prática do ensino de História que levante as possibilidades de construção de uma educação antirracista tendo como referência os desdobramentos encaminhados pela “virada epistemológica” com base nos estudos decoloniais e a promoção de uma pedagogia decolonial. Para isso, nos propomos em analisar a importância das leis no 10.639/2003 e no 11.645/2008 para o espaço escolar com destaque para os currículos de história para o ensino médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. O samba-enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira de 2019, “História para ninar gente grande”, torna-se a motivação para a elaboração e execução do “Duo de fanzines”, revistas artesanais produzidas pelos discentes da primeira série do ensino médio no sentido de contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino que pensem os efeitos da colonialidade na educação básica. O estudo tem como referência a minha atuação como professora de História no Colégio Estadual Hilton Gama, em São João de Meriti, que integra a rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro no período compreendido entre os anos 2020 e 2022.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória; Decolonialidade; pedagogia decolonial; ensino de História, samba-enredo; Educação antirracista; Fanzine.pt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA DECOLONIAL NO PROFHISTÓRIA: o samba- enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2019) na proposta de fanzinespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons