
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pimenta, Fabiana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-09T16:35:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-09T16:35:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | JOGANDO COM A ALDEIA MARACANÃ (RJ): resistência e educação diferenciada | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721302 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é apresentar um material pedagógico que tem como base uma proposta de sequência didática para a implementação nas escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro de forma a fundamentar a Lei nº 11.645/08, que inclui a história e a cultura indígena no currículo obrigatório do ensino básico no Brasil. A referência parte do princípio de que é necessário conhecer e dialogar com professores e autores indígenas atuantes na aldeia pluriétnica Maracanã, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Educadores e ativistas da Aldeia Urbana Maracanã são contemplados nesta proposta educacional, devido a suas contribuições na formação inicial e continuada de professores e atuação nas instituições de ensino. A História da Aldeia Maracanã será apresentada segundo as perspectivas escolhidas pelos seus membros, que apesar de resistirem de formas diferenciadas, defendem o protagonismo indígena nos centros urbanos. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Aldeia Maracanã. Resistência. Educação. Jogos educativos. Profhistória | pt_BR |
| Título: dc.title | JOGANDO COM A ALDEIA MARACANÃ (RJ): resistência e educação diferenciada | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Fabiana Pimenta_final.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721302/2/Dissertação Fabiana Pimenta_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons