
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Aguiar, Rafael | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-09T17:11:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-09T17:11:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | História, Literatura e Narração: um diálogo para o Ensino de História através do livro Nada de Novo no Front | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721294 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação propõe a construção de uma sequência didática na qual as relações entre História e Literatura são discutidas, evidenciando-se a sua aproximação por similitudes que possuem e os aportes que o diálogo com o ficcional proporciona ao campo do Ensino de História, sendo utilizado para isso o livro Nada de Novo no Front, de Erich Maria Remarque. A obra pode colocar alunos em contato com o estilo narrativo na primeira pessoa e essa utilização literária nos permite juntamente um realizar a construção de narrativas em sala de aula. Por esse tipo de exercício podemos abrir-nos à variedade de interpretações, à reorganização e ao enriquecimento de nossos princípios e prática. Além disso, esse recurso ao literário como fonte histórica viabiliza reflexões mais profundas com o estudado e revela a complementaridade ao tratar a verossimilhança, a inferência a partir das evidências e os modos de sentir e pensar dos agentes históricos, sugerindo-se sua manifestação em atividade pedagógica. Tais proposições buscam contribuir para com o aperfeiçoamento de diferentes linguagens no ensino da disciplina e a renovação constante dos recursos didáticos e das metodologias aplicadas. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Literatura. Narrativa. Imaginação histórica. Empatia histórica. Profhistória | pt_BR |
| Título: dc.title | História, Literatura e Narração: um diálogo para o Ensino de História através do livro Nada de Novo no Front | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Rafael Aguiar.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721294/2/Dissertação Rafael Aguiar.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons