Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FEHLBERG, Carlos Ivan Falcão | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BOHLAND FILHO, José | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZONI, Claudia Alessandra Costa de Araujo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-08T19:31:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-08T19:31:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia didático de etnoastronomia guarani | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721283 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação apresenta a produção, aplicação e análise de um produto educacional, constituído por um guia didático, voltado à inserção de discussões sobre Etnoastronomia, especialmente a Guarani, em aulas de Física no Ensino Médio. Iniciamos pelo estudo de referenciais teóricos que puderam sustentar nossas produções. Estes discutem a ideia de que a Ciência, enquanto construção humana, é contextual e cultural. Dentro desta perspectiva, os processos de dominação cultural incluem fenômenos em que a Ciência substitui e apaga conhecimentos tradicionais. Assim sendo, coloca-se como pautar a retomada destes conhecimentos tradicionais, não buscando substituir o conhecimento científico, mas ampliar as questões que o sustentam. Dentro desta linha, abordamos tais processos no caso da Astronomia, ou seja, quais conhecimentos tradicionais relativos à Astronomia foram historicamente substituídos e como reintegrados às discussões científicas. Esse campo é conhecido como Etnoastronomia. De forma mais específica, nos concentramos em conhecimentos de origem Guarani. A partir daí, produzimos um guia didático composto por textos, para o aluno e o professor, e roteiros de atividades. Tais materiais, integrados em uma sequência didática baseada na metodologia dos Quatro Elementos de Interação em Quatro Níveis de Aprendizagem, iniciam com discussões sobre os calendários e sua natureza cultural, para abordar os fenômenos astronômicos que estão por trás da marcação do tempo. A partir disso, discute-se as representações do Céu e a evolução histórica desde defendida pela Ciência. Após a construção, foi feita a aplicação, em dois momentos distintos, ea análise dos resultados. Observe que os alunos conseguem operar com conceitos básicos astronômicos e também discutir questões elementares da Ciência enquanto construção humana. A partir disso, propomos que os materiais, especialmente em conjunto, sejam utilizados como trabalho introdutório de suporte de Física e Astronomia, apesar de não ser totalmente incoerente a utilização destes durante ou ao final de um curso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,22 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Etnoastronomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | Guia didático de etnoastronomia guarani | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guia didático de etnoastronomia guarani.pdf | 4,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721283/2/Guia didático de etnoastronomia guarani.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons