Guia didático de etnoastronomia guarani

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacicapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFEHLBERG, Carlos Ivan Falcão-
Autor(es): dc.contributor.authorBOHLAND FILHO, José-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENZONI, Claudia Alessandra Costa de Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-08T19:31:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-08T19:31:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherGuia didático de etnoastronomia guaranipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721283-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação apresenta a produção, aplicação e análise de um produto educacional, constituído por um guia didático, voltado à inserção de discussões sobre Etnoastronomia, especialmente a Guarani, em aulas de Física no Ensino Médio. Iniciamos pelo estudo de referenciais teóricos que puderam sustentar nossas produções. Estes discutem a ideia de que a Ciência, enquanto construção humana, é contextual e cultural. Dentro desta perspectiva, os processos de dominação cultural incluem fenômenos em que a Ciência substitui e apaga conhecimentos tradicionais. Assim sendo, coloca-se como pautar a retomada destes conhecimentos tradicionais, não buscando substituir o conhecimento científico, mas ampliar as questões que o sustentam. Dentro desta linha, abordamos tais processos no caso da Astronomia, ou seja, quais conhecimentos tradicionais relativos à Astronomia foram historicamente substituídos e como reintegrados às discussões científicas. Esse campo é conhecido como Etnoastronomia. De forma mais específica, nos concentramos em conhecimentos de origem Guarani. A partir daí, produzimos um guia didático composto por textos, para o aluno e o professor, e roteiros de atividades. Tais materiais, integrados em uma sequência didática baseada na metodologia dos Quatro Elementos de Interação em Quatro Níveis de Aprendizagem, iniciam com discussões sobre os calendários e sua natureza cultural, para abordar os fenômenos astronômicos que estão por trás da marcação do tempo. A partir disso, discute-se as representações do Céu e a evolução histórica desde defendida pela Ciência. Após a construção, foi feita a aplicação, em dois momentos distintos, ea análise dos resultados. Observe que os alunos conseguem operar com conceitos básicos astronômicos e também discutir questões elementares da Ciência enquanto construção humana. A partir disso, propomos que os materiais, especialmente em conjunto, sejam utilizados como trabalho introdutório de suporte de Física e Astronomia, apesar de não ser totalmente incoerente a utilização destes durante ou ao final de um curso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,22 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEtnoastronomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleGuia didático de etnoastronomia guaranipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons