Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PINTO, Adriano Nunes Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEAL, Fernando José Lira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-08T19:22:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-08T19:22:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Proposta de inversão da sala de aula para introduzir Cosmologia no Ensino Médio usando Google sala de aula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721282 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação introduz as ideias cosmológicas básicas com o surgimento da teoria da relatividade geral e sua posterior aplicação na construção de modelos cosmológicos relativísticos para uma turma de ensino médio da rede escolar estadual do Espírito Santo. Desta forma embora seja apresentado um estudo detalhado do desenvolvimento das cosmologias relativísticas e a consequente teoria do Big-Bang desenvolvida a partir dessa percepção, a aplicação focou principalmente no período compreendido entre 1917 e 1929, começando com o próprio Albert Einstein que, em 1917, propôs o primeiro modelo desta natureza, e encerrando o produto com Edwin Powell Hubble em 1929, cujo a Lei Hubble-Lemaître, engloba os avanços da época. Nesta perspectiva estuda-se alguns episódios da história da cosmologia no século XX, foram selecionados episódios interessantes que permitem a discussão de certos aspectos da natureza da ciência de forma explícita e com linguagem acessível ainda na formação básica inicial de nível médio. Um dos objetivos desta pesquisa é fornecer subsídios para que se possa ensinar cosmologia com uma abordagem histórico-conceitual na perspectiva de um aprendente ativo, o que é sugerido pelos PCN no tema estruturador “Universo, Terra e Vida”. Como referencial teórico para transposição didática, foi utilizado uma associação do modelo da Sala de Aula Invertida integrada a metodologias ativas, tais como, a Instrução pelos Pares e o Ensino sob Medida uma vez que tais modelos corroboram para implantação da SAI. Ao final da aplicação do produto educacional, a métrica escolhida mostrou-se favorável para a criação de oportunidades de aprendizagem significativa uma vez que foram percebidos indícios dessa aprendizagem na devolutiva das atividades e na fala dos alunos participantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,57 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cosmologia – Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relatividade geral (Física) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de inversão da sala de aula para introduzir Cosmologia no Ensino Médio usando Google sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons