Proposta de inversão da sala de aula para introduzir Cosmologia no Ensino Médio usando Google sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacicapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, Adriano Nunes Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorLEAL, Fernando José Lira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-08T19:22:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-08T19:22:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherProposta de inversão da sala de aula para introduzir Cosmologia no Ensino Médio usando Google sala de aulapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721282-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação introduz as ideias cosmológicas básicas com o surgimento da teoria da relatividade geral e sua posterior aplicação na construção de modelos cosmológicos relativísticos para uma turma de ensino médio da rede escolar estadual do Espírito Santo. Desta forma embora seja apresentado um estudo detalhado do desenvolvimento das cosmologias relativísticas e a consequente teoria do Big-Bang desenvolvida a partir dessa percepção, a aplicação focou principalmente no período compreendido entre 1917 e 1929, começando com o próprio Albert Einstein que, em 1917, propôs o primeiro modelo desta natureza, e encerrando o produto com Edwin Powell Hubble em 1929, cujo a Lei Hubble-Lemaître, engloba os avanços da época. Nesta perspectiva estuda-se alguns episódios da história da cosmologia no século XX, foram selecionados episódios interessantes que permitem a discussão de certos aspectos da natureza da ciência de forma explícita e com linguagem acessível ainda na formação básica inicial de nível médio. Um dos objetivos desta pesquisa é fornecer subsídios para que se possa ensinar cosmologia com uma abordagem histórico-conceitual na perspectiva de um aprendente ativo, o que é sugerido pelos PCN no tema estruturador “Universo, Terra e Vida”. Como referencial teórico para transposição didática, foi utilizado uma associação do modelo da Sala de Aula Invertida integrada a metodologias ativas, tais como, a Instrução pelos Pares e o Ensino sob Medida uma vez que tais modelos corroboram para implantação da SAI. Ao final da aplicação do produto educacional, a métrica escolhida mostrou-se favorável para a criação de oportunidades de aprendizagem significativa uma vez que foram percebidos indícios dessa aprendizagem na devolutiva das atividades e na fala dos alunos participantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,57 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCosmologia – Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelatividade geral (Física)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
Título: dc.titleProposta de inversão da sala de aula para introduzir Cosmologia no Ensino Médio usando Google sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons