Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Ezequiel Bonfim dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BROZEGUINI, Jardel da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-08T19:27:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-08T19:27:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino por investigação uma proposta para o ensino de ondas sonoras no Ensino Médio | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721263 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho teve por função relatar a elaboração, a aplicação e os resultados de uma prática pedagógica na perspectiva investigativa, desenvolvida ao longo do ano de 2022, em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio, no município de São Mateus, Estado do Espírito Santo. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo avaliar a contribuição de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o ensino do conteúdo de ondas sonoras, com destaque para as mudanças procedimentais e atitudinais dos alunos. Para tal, elaboramos uma SEI com etapas de demonstração investigativa, textos de sistematização, Atividade Computacional Investigativa, aula investigativa de sistematização, Laboratório aberto e questionários pré e pós-teste. A coleta de dados ocorreu ao longo do desenvolvimento da pesquisa, mediante o diálogo, os relatos, e áudios gravados, as argumentações, os questionários, as observações e as atividades realizadas pelos alunos, cuja análise seguiu a perspectiva de Pozo e Gómez-Crespo (2009). Os resultados apontam que a SEI favoreceu o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal e que a perspectiva do ensino por investigação promoveu o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos alunos. Ficou evidente que os estudantes trazem consigo conhecimentos prévios que podem ser utilizados para apropriação dos conceitos e das relações sociais e culturais do dia a dia. O conteúdo de ondas sonoras atrelado ao Ensino por Investigação aplicado nas duas turmas permitiu inferir que a pesquisa contribuiu de forma significativa na construção dos saberes e no protagonismo dos alunos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 554 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ondas sonoras - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Atitudes | - |
Título: dc.title | Ensino por investigação: uma proposta para o ensino de ondas sonoras no Ensino Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educativo Ezequiel Bonfim dos Santos 24 abr_alterado.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721263/4/Produto Educativo Ezequiel Bonfim dos Santos 24 abr_alterado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons