Ensino por investigação: uma proposta para o ensino de ondas sonoras no Ensino Médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Ezequiel Bonfim dos-
Autor(es): dc.contributor.authorBROZEGUINI, Jardel da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-08T19:27:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-08T19:27:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherEnsino por investigação uma proposta para o ensino de ondas sonoras no Ensino Médio-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721263-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho teve por função relatar a elaboração, a aplicação e os resultados de uma prática pedagógica na perspectiva investigativa, desenvolvida ao longo do ano de 2022, em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio, no município de São Mateus, Estado do Espírito Santo. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo avaliar a contribuição de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o ensino do conteúdo de ondas sonoras, com destaque para as mudanças procedimentais e atitudinais dos alunos. Para tal, elaboramos uma SEI com etapas de demonstração investigativa, textos de sistematização, Atividade Computacional Investigativa, aula investigativa de sistematização, Laboratório aberto e questionários pré e pós-teste. A coleta de dados ocorreu ao longo do desenvolvimento da pesquisa, mediante o diálogo, os relatos, e áudios gravados, as argumentações, os questionários, as observações e as atividades realizadas pelos alunos, cuja análise seguiu a perspectiva de Pozo e Gómez-Crespo (2009). Os resultados apontam que a SEI favoreceu o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal e que a perspectiva do ensino por investigação promoveu o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos alunos. Ficou evidente que os estudantes trazem consigo conhecimentos prévios que podem ser utilizados para apropriação dos conceitos e das relações sociais e culturais do dia a dia. O conteúdo de ondas sonoras atrelado ao Ensino por Investigação aplicado nas duas turmas permitiu inferir que a pesquisa contribuiu de forma significativa na construção dos saberes e no protagonismo dos alunos.-
Tamanho: dc.format.extent554 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectOndas sonoras - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Atitudes-
Título: dc.titleEnsino por investigação: uma proposta para o ensino de ondas sonoras no Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
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