
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SCHREIBER, LUÍS OTÁVIO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, MÁRCIA ANDRÉA DOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-08T11:27:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-08T11:27:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721194 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | The research discussed here seeks to understand the speeches and teaching actions in indigenous and Quilombola schools in Paraná as constituents of identity and memory. Its objectives were: to record cultural practices - games, dances, music, traditional events, linguistic uses, food, spirituality, uses of plants and arts. It aimed to bring the university and the communities closer together through assistance in the creation of teacher training courses, teaching materials contextualized to local needs and languages. It sought to produce collective memory materials, through interviews, collection of stories to be published in booklets used in the classroom and externally. The records were made from recordings and capture of photos or videos. The results are a significant amount of images, audios and transcripts that will contribute as historical records. This made it possible to know how the school is constituted by sayings and actions similar to an archaeological excavation process, in which there is always the possibility to go deeper (FOUCAULT, 2008). | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | speeches | pt_BR |
| Título: dc.title | The constitution of the school in a Quilombola and Kaingang context: speeches and actions (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: