Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, DEYVISON DOS SANTOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-07T18:35:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-07T18:35:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Perspectivas docentes: estratégias para o enfrentamento do negacionismo da Ditadura Militar em sala de aula | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721182 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É percebida a proliferação de discursos negacionistas em diversos segmentos sociais, notavelmente, um reflexo da participação ativa de certos personagens expressivos do Brasil recente. Estes utilizam ferramentas, entre estas a internet, para descredibilizar o conhecimento científico e atacar os docentes, disputando com estes a legitimidade para advogar sobre diferentes temáticas, entre estas, a ditadura militar brasileira. Através de práticas e discursos questionáveis a ação, a autonomia e o comprometimento profissional dos docentes vêm sendo vilipendiados no ciberespaço, de modo que consequências negativas oriundas destes ataques têm desencadeado problemas a estes em sala de aula. Com isso, o presente trabalho pretende se debruçar sobre o negacionismo da ditadura militar brasileira, sua disseminação através das redes virtuais e seus desdobramentos no ambiente escolar. Para tal, serão detalhadas obras desta natureza, expostos reflexos da ofensiva negacionista no espaço escolar e, por fim, elaborados planos de aulas que visam construir práticas docentes voltadas para o enfrentamento dessa questão problemática. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1.031 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negacionismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoritarismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planos de aula, História do tempo presente | - |
Título: dc.title | Perspectivas docentes: estratégias para o enfrentamento do negacionismo da Ditadura Militar em sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DEYVISON DOS SANTOS OLIVEIRA_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721182/2/DEYVISON DOS SANTOS OLIVEIRA_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons