Perspectivas docentes: estratégias para o enfrentamento do negacionismo da Ditadura Militar em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, DEYVISON DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-07T18:35:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-07T18:35:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherPerspectivas docentes: estratégias para o enfrentamento do negacionismo da Ditadura Militar em sala de aula-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721182-
Resumo: dc.description.abstractÉ percebida a proliferação de discursos negacionistas em diversos segmentos sociais, notavelmente, um reflexo da participação ativa de certos personagens expressivos do Brasil recente. Estes utilizam ferramentas, entre estas a internet, para descredibilizar o conhecimento científico e atacar os docentes, disputando com estes a legitimidade para advogar sobre diferentes temáticas, entre estas, a ditadura militar brasileira. Através de práticas e discursos questionáveis a ação, a autonomia e o comprometimento profissional dos docentes vêm sendo vilipendiados no ciberespaço, de modo que consequências negativas oriundas destes ataques têm desencadeado problemas a estes em sala de aula. Com isso, o presente trabalho pretende se debruçar sobre o negacionismo da ditadura militar brasileira, sua disseminação através das redes virtuais e seus desdobramentos no ambiente escolar. Para tal, serão detalhadas obras desta natureza, expostos reflexos da ofensiva negacionista no espaço escolar e, por fim, elaborados planos de aulas que visam construir práticas docentes voltadas para o enfrentamento dessa questão problemática.-
Tamanho: dc.format.extent1.031 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectNegacionismo-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura militar-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectAutoritarismo-
Palavras-chave: dc.subjectDocentes-
Palavras-chave: dc.subjectPlanos de aula, História do tempo presente-
Título: dc.titlePerspectivas docentes: estratégias para o enfrentamento do negacionismo da Ditadura Militar em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons