O Baú de Maria Rogaciana na aula de História – Trajetória de uma mulher negra e representações da Festa do Treze de Maio em Vitória da Conquista/BA (1888-1956)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves Marques, Giovana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-07T18:11:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-07T18:11:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Giovana Alves Marquespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721181-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa analisa a trajetória de Maria Rogaciana, mulher negra, descendente de escravizados, trabalhadora doméstica, assim como as representações das comemorações do Treze de Maio e as relações étnico-raciais em Vitória da Conquista, no período de 1888-1956, com vistas a explorar as potencialidades de tal temática para a aprendizagem histórica. Como referência, foram usados os princípios teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, centrada na análise do discurso das diversas narrativas, presentes nas fontes escritas e orais, ancorada nas reflexões sobre cultura e representação. Com base na bibliografia técnica a respeito dos festejos do Treze de Maio, do lugar ocupado por negros e negras nos projetos de nação (gestados ao longo do pós-abolição) e nas fontes da História local, espera-se estimular, de forma dinâmica e crítica, a discussão das relações étnico-raciais em Vitória da Conquista e no Brasil. Em uma análise preliminar dos discursos presentes nas fontes, as celebrações, lideradas por Maria Rogaciana, podem ser interpretadas, de forma simplista, como eventos que contribuíam para a persistência de relações étnico-raciais e sociais desiguais no contexto histórico abordado. Mas o estudo aprofundado dessas representações evidencia que a luta de Maria Rogaciana para promover as comemorações do Treze de Maio refletiam a preocupação em evitar o apagamento da memória da Abolição, bem como exemplificavam as estratégias de inserção social e o protagonismo das mulheres negras na sociedade racializada do pós-1888. A trajetória de Maria Rogaciana, atrelada às celebrações da efeméride, ensejou a construção de uma Caixa Histórica sobre a temática, inspirada nos princípios teórico-metodológicos da Educação Histórica. A produção do material pedagógico permitirá a utilização, no ensino de História, de fontes e atividades didáticas voltadas ao debate acerca das questões étnico-raciais.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMaria Rogaciana, Treze de Maio, Pós-Abolição, Vitória da Conquista, Relações étnico-raciais, Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleO Baú de Maria Rogaciana na aula de História – Trajetória de uma mulher negra e representações da Festa do Treze de Maio em Vitória da Conquista/BA (1888-1956)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Históriapt_BR
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