Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BATISTA, LAHRA NEVES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-06T12:24:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-06T12:24:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_LAHRA NEVES BATISTA_ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721098 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Após identificado a doença decorrente do coronavírus em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia a entrada de uma pandemia. Para conter o rápido contágio, medidas sanitárias foram adotadas, dentre elas a exigência de distanciamento social. Para cumprir com esta determinação aulas presenciais foram suspensas, do ensino infantil a universidade, no Brasil e no mundo. Conforme dados da Organização das Nações Unidas pela Educação (UNESCO), mais de 70%, dos estudantes matriculados no mundo no mês de abril de 2020, estariam afastados das instituições de ensino regular, um dado histórico. O impacto da pandemia na educação, resultou nesta pesquisa com o propósito de analisar as percepções dos alunos da Escola de Ensino Médio Manuel da Nóbrega em relação ao uso da plataforma Google Sala de Aula (Classroom) como meio de ensino durante a pandemia. Dentre os objetivos específicos deste trabalho destacam-se: I) discorrer sobre a educação diante da presença da internet na contemporaneidade; II) expor como a pandemia de coronavírus causou mudanças na educação; III) descrever como a pandemia de coronavírus reorganizou o processo de realização das aulas na rede estadual de ensino de Santa Catarina; IV) apontar como se deu a adoção de plataforma digital para realização das aulas na rede estadual de ensino de Santa Catarina; V) explicar como ocorre a organização da Escola de Ensino Médio Manuel da Nóbrega em relação ao uso de plataformas digitais no contexto da pandemia. Para cumprir com o propósito fez-se análise documental deste período e a busca junto aos estudantes de suas percepções sobre a experiência e uso da plataforma digital Google Classroom ao longo da pandemia, aplicando questionário com auxílio do Google Forms. Foram recebidas duzentas e setenta e uma respostas, que permitiram dimensionar algumas situações decorrentes da pandemia, tais como o impacto do distanciamento da escola como fator gerador de dificuldades na aprendizagem, incertezas causadas em relação ao futuro, desencadeamento de doenças emocionais e os impactos econômicos relacionados a pandemia sentidos pelos estudantes e suas famílias. Do ponto de vista prático essa pesquisa busca condensar as contribuições bibliográficas mais recentes sobre o tema mencionado, bem como apontar as implicações dos usos da internet na contemporaneidade. O olhar para essa temática se fez necessário, pois, cada unidade da federação se organizou de diferentes maneiras para a continuidade das aulas e cumprimento do calendário escolar, assim a implementação do Ensino Remoto não se deu uniformemente. No entanto, a internet foi a opção adotada pela maioria das redes de ensino, e no caso de Santa Catarina o uso da plataforma Google Classroom o único meio de conexão entre professores e estudantes. Nessa perspectiva o cotidiano escolar foi remodelado e o ensino por completo se tornou virtual, feridas históricas da educação brasileira foram expostas, efeitos ainda estão sendo observados tanto no polo do ensino como da aprendizagem. A pandemia, portanto, vai além de uma questão de saúde, virtualizou o ensino, fato que ainda trará consequências pedagógicas, sociais e políticas, tornando-se um importante objeto de estudo, merecedor de análises sob diversas perspectivas, e a Sociologia não deve estar alheia a esse momento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia, Internet, Ensino Remoto, Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | A INTERNET E SEUS USOS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE RIO NEGRINHO (SC) COM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFSOCIO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PROFSOCIO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons