Ensino de Tronco de Pirâmide Através de Meios Tecnológicos e Materiais Concretos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Ulisses Marçal de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-02T14:17:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-02T14:17:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Tronco de Pirâmide Através de Meios Tecnológicos e Materiais Concretospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720989-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados finais de uma pesquisa que teve como objetivos, o de analisar os efeitos de uma sequência didática por atividades experimentais sobre o desempenho no ensino de Tronco de Pirâmide e o de produzir um produto educacional utilizado na experimentação didática, em uma turma de 3º ano do ensino Médio de uma escola pública estadual, no Município de Ananindeua/PA, região metropolitana de Belém/PA. Para a fundamentação metodológica optamos pela Engenharia Didática, a qual se constitui de quatro etapas. Inicialmente apresentamos as análises prévias, composta por uma revisão de estudos sobre o ensino de tronco de pirâmide a discentes do 3º ano do Ensino Médio sobre o processo de ensinoaprendizagem desse conteúdo. A segunda etapa do trabalho, concepção e análise a priori, apresenta a descrição do Ensino por Atividades, da Resolução de problemas como metodologias para o ensino de matemática, e uma sequência didática para o ensino de problemas envolvendo tronco de pirâmide, composta por 10 atividades nas quais utilizamos as metodologias mencionadas. A terceira etapa da pesquisa, experimentação, aconteceu no segundo semestre de 2021. Nela descrevemos como foi realizada a aplicação do questionário, pré-teste, desenvolvimento da sequência didática proposta e pós-teste, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Ananindeua-PA. Na última etapa da pesquisa, análise a posteriori e validação, descrevemos como se deu a análise dos resultados obtidos durante a experimentação. As análises estatísticas das informações produzidas ocorreram por meio da comparação percentual dos resultados, utilizando o coeficiente de correlação linear de Pearson e Teste de hipóteses. A validação dos resultados aconteceu pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a priori e a posteriori. Os resultados obtidos se mostraram positivos em caráter qualitativo e quantitativos sobre a aprendizagem de problemas com tronco de pirâmide, de forma gradual os discentes superaram dificuldades de interpretação dos problemas, elaboração da sentença, da aplicação dos formulários de resolução utilizados, da modelagem dos problemas, bem como se mostraram motivados e autoconfiantes durante o processo de ensino desenvolvendo autonomia, amadurecimento cognitivo e aprimoramento da linguagem científica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent17182pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTronco de pirâmidept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleEnsino de Tronco de Pirâmide Através de Meios Tecnológicos e Materiais Concretospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-GRaduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais