Cirandas da Memória: Cantigas de roda e memória coletiva nas aulas de História do Ensino Fundamental II - Escola Municipal Iêda Alves de Oliveira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVINICIUS, FERREIRA GOMES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-01T14:29:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-01T14:29:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-26-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Vinícius Ferreira Gomespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720960-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objeto as cantigas de roda como expressão da memória coletiva e tem como objetivo investigar como as cantigas e suas variantes, presentes na memória social dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da cidade de Medeiros Neto, Bahia, podem ser utilizadas como instrumentos de mediação nas aulas de História no Ensino Fundamental II. Tomando por referência os pressupostos teóricos e metodológicos da História Cultural, as cantigas são abordadas a partir dos conceitos de cultura popular, de acordo com as proposições de Peter Burke, Roger Chartier, Robert Darnton e memória coletiva por Maurice Halbwachs. O levantamento das fontes foi realizado por meio de atividades como entrevistas, relatos feitos em sala de aula com os alunos e o resultado da coleta de dados com as fontes orais foi cotejado com os estudos de Luís da Câmara Cascudo relativos às tradições das cantigas de roda no Brasil. Presentes nas experiências de vida e na memória afetiva de diferentes gerações, essas canções foram recuperadas e associadas a conteúdos curriculares de História dos anos finais do Ensino Fundamental, bem como apresentou as experiências de vida dos alunos. Tomadas como fontes para a produção de composições autorais, assentadas em estruturas melódicas e temas tradicionais, as cantigas serviram como elemento de abordagem de temas também da história local. Como instrumento de mediação de aprendizagem, foi produzido um EP audiovisual, com vídeoclipes de versões de músicas tradicionais populares presentes na memória coletiva, sendo utilizado em aulas com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Memória Coletiva. Cantigas de roda. Cultura popular.pt_BR
Título: dc.titleCirandas da Memória: Cantigas de roda e memória coletiva nas aulas de História do Ensino Fundamental II - Escola Municipal Iêda Alves de Oliveirapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons