Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VINICIUS, FERREIRA GOMES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-01T14:29:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-01T14:29:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Vinícius Ferreira Gomes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720960 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objeto as cantigas de roda como expressão da memória coletiva e tem como objetivo investigar como as cantigas e suas variantes, presentes na memória social dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da cidade de Medeiros Neto, Bahia, podem ser utilizadas como instrumentos de mediação nas aulas de História no Ensino Fundamental II. Tomando por referência os pressupostos teóricos e metodológicos da História Cultural, as cantigas são abordadas a partir dos conceitos de cultura popular, de acordo com as proposições de Peter Burke, Roger Chartier, Robert Darnton e memória coletiva por Maurice Halbwachs. O levantamento das fontes foi realizado por meio de atividades como entrevistas, relatos feitos em sala de aula com os alunos e o resultado da coleta de dados com as fontes orais foi cotejado com os estudos de Luís da Câmara Cascudo relativos às tradições das cantigas de roda no Brasil. Presentes nas experiências de vida e na memória afetiva de diferentes gerações, essas canções foram recuperadas e associadas a conteúdos curriculares de História dos anos finais do Ensino Fundamental, bem como apresentou as experiências de vida dos alunos. Tomadas como fontes para a produção de composições autorais, assentadas em estruturas melódicas e temas tradicionais, as cantigas serviram como elemento de abordagem de temas também da história local. Como instrumento de mediação de aprendizagem, foi produzido um EP audiovisual, com vídeoclipes de versões de músicas tradicionais populares presentes na memória coletiva, sendo utilizado em aulas com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Memória Coletiva. Cantigas de roda. Cultura popular. | pt_BR |
Título: dc.title | Cirandas da Memória: Cantigas de roda e memória coletiva nas aulas de História do Ensino Fundamental II - Escola Municipal Iêda Alves de Oliveira | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Vinícius.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720960/2/Vinícius.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons